Será mesmo que você conhece o nosso planeta?
Separamos 10 imagens extraordinárias que irão te deixar de queixo caído. Prepare-se para conhecer os fenômenos naturais mais estranhos e bizarros que se tem notícia.
1 – Rolo de neve
Fenômeno meteorológico raro, no qual grandes rolos de neve se formam naturalmente. Ele é formado pelo vento soprado na neve que vai rolando e coletando mais e mais neve ao longo do trajeto. Ao contrário das bolas de neve criadas pelos humanos, esses círculos de flocos de neve, possuem uma forma cilíndrica, e geralmente são ocos no centro. Isso ocorre porque as camadas internas são as primeiras a se formarem quando o vento é soprado.
2 – Nuvens Mammatus
Mammatus, mamma ou mammatocumulus é um termo meteorológico que faz referência ao padrão de nuvens parecidas com “bolsas”. Essas nuvens são constituídas principalmente por gelo e pode se estender por milhares de quilômetros para todas as direções. Essa formação pode ser vista de 10 minutos a uma hora. Essa formação de nuvens estão associadas as fortes tempestades.
3 – Flor de gelo
Essa estrutura de gelo é formada em geadas fortes abaixo de zero, ao redor das plantas, onde a planta por sua vez, em seu interior, está mais quente que a temperatura ambiente. Num processo muito similar à transpiração, a água do “suor” das plantas é congelada em frágeis camadas de gelo.
4 – Estalactite de gelo
Esse tipo de formação acontece geralmente nos polos da Terra onde a água salgada do mar congela. A mistura de água salgada do mar tende a ser mais densa na superfície, fazendo com que a água congelada acima afunde lentamente e crie uma aspecto de bolsões com estalactites (formações que crescem de cima para baixo).
5 – Nuvem perfurada, Nuvens com ilusão de queda (Fallstreak hole)
Formato circular ou elíptico que pode aparecer em formações de nuvens cirrocumulus ou altocumulus. Esses buracos surgem quando a temperatura das partículas d’água estão abaixo de zero, mas não congelaram devido à falta de nucleação de gelo. Como um efeito em cadeia, e geralmente em formato circular, as gotículas ao redor dos cristais de gelo são evaporadas, criando esse efeito de queda no centro.
6 – Colunas de basalto
Formato único. O basalto emerge craqueado. Podemos afirmar que isso é resultado dos fluxos de lava resfriada.
7 – Penitentes
Estruturas de gelo formadas em áreas de alta altitude e com baixa umidade, como nas geleiras dos Andes. Nessas formações a exposição dos raios solares são extremamente fortes, e evaporam o gelo sem formar líquidos, criando as pontas afiadas.
8 – Pedras do vale da morte (Sailing stones)
Ainda alvo de muita especulação e mistério, essas pedras são empurradas pelo vento. Durante as noites frias de inverno, na terra ao redor das pedras, formam-se camadas finas de gelo, onde as pedras deslizam ao sopro do vento.
9 – Relâmpagos vulcânicos
Os cientistas não possuem 100% de certeza sobre o que originam esses relâmpagos. Mas, uma das teorias, indica que quando ocorre a erupção, o vulcão ejeta detritos carregados eletricamente em carga positiva na atmosfera, e quando ocorre a interação com a carga negativa, eis que surge o relâmpago.
10 – Pilares de Luz
Fenômeno atmosférico muito bonito que produz colunas verticais de luzes. Esse fenômeno é criado pela reflexão da luz em cristais de gelo suspensos na atmosfera.
Fonte: Imgur.