Lendas Urbanas

Os envolvidos com o mensalão foram punidos?

O Caso Mensalão foi o maior escândalo do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um esquema de pagamentos indevidos a deputados que, quando descoberto, levou à acusação de aproximadamente 40 pessoas.

O crime de compra de votos de parlamentares veio à tona em 2005, mas até agora não teve um desfecho. O caso começou a ser discutido judicialmente em 2007.

As denúncias do Mensalão dão conta de um esquema de corrupção nos Correios envolvendo o partido político PTB, do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Na época, foram constatadas compras de votos dentro da Câmara Federal em que cada político recebia um “mensalão” de R$ 30 mil por mês para aprovar projetos do governo.

O publicitário Duda Mendonça, o empresário Marcos Valério e o Tesoureiro do PT, Delúbio Soares, também foram acusados.

Hoje, o processo do Mensalão tem 36 réus, mas os juízes alegam que não existem provas contra todos eles. Uma CPI foi aberta para discutir o caso.

Até hoje, o julgamento do processo do mensalão não tem data definida para acontecer. Segundo o ministro Carlos Ayres Britto, se o julgamento do mensalão não for concluído até 30 de junho de 2012, ele ficará para 2013.

Os chamados mensaleiros são acusados de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato, gestão fraudulenta e evasão de divisas. Por enquanto, ninguém foi punido no caso Mensalão.

O processo está com o STF (Supremo Tribunal Federal) desde 2007 e alguns crimes podem até prescrever por falta de uma sentença definitiva.

Sobre o Autor