1. Até 1939, a Tailândia foi chamada de Siam, o Reino de Siam foi uma monarquia absolutista derrubada em um golpe de Estado, tornando-se uma monarquia constitucional, e passando a ser chamado Prathet Thai, que significa “País das pessoas livres”. Quando traduzida em Inglês Prathet Thai se tornou Tailândia (‘Land of the Thai’), o nome oficial do país desde 1949.
2. É o único país no Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por uma nação europeia. A Tailândia compartilha uma fronteira com quatro países: Myanmar (ex-Birmânia) ao norte e oeste, Laos ao norte e leste, Cambodia ao sudeste e Malásia ao sul.
3. A Tailândia é o 20º país mais populoso do mundo, com cerca de 67 milhões de habitantes.
4. A capital da Tailândia, Bangkok, é a cidade mais visitada do mundo, de acordo com os destinos do Índice Global de Cidades, o país encontra-se à frente de Londres. Estima-se que Bangkok receba cerca de 16 milhões de visitantes internacionais durante o ano.
5. De acordo com o World Economic Forum, a Tailândia é o 13º país mais amigável do mundo. A Islândia é o mais amigável.
6. O budismo é a maior religião da Tailândia, com aproximadamente 94,6% da população praticando a religião. Os muçulmanos representam 4,6%, os cristãos 0,7% e os “outros” 0,1%.
7. A Tailândia abriga o maior Buda de Ouro do mundo, a maior fazenda de crocodilos, o maior restaurante, a ponte suspensa de maior comprimento e o hotel mais alto do mundo.
8. Um dos festivais mais incomuns do país é o Buffet anual de macacos, realizado na frente do templo de Pra Prang Sam Yot na província de Lopburi. Mais de 600 macacos são convidados a banquetear mais de duas toneladas de salsichas grelhadas, frutas frescas, sorvetes e outras guloseimas. Os moradores locais veem como um agradecimento aos macacos que habitam a aldeia e trazem milhares de turistas ao país todos os anos.
9. O menor mamífero do mundo, o Craseonycteris thonglongyai (o morcego bumble), é encontrado na Tailândia.
10. A Tailândia abriga também o maior peixe do mundo, o Rhinodon typus de 12 metros, também conhecido como o tubarão-baleia.
11. Os tailandeses prezam muito pelo respeito, ao visitar os templos, as mulheres não devem usar tops sem mangas ou vestidos e saias acima do joelho. Os homens devem usar calças ou shorts abaixo do joelho. E se você andar em uma casa tailandesa, você deve retirar os sapatos e deixá-los na porta.
12. A falta de respeito pela família real não é tolerada. O crime de lesa-majestade, ou seja, desrespeitar a família real é punível com 3 a 15 anos de prisão. Você corre o risco de ser preso até mesmo se você desfigurar ou mesmo pisar na moeda (que tem a imagem do rei sobre ela) ou fazer como uma enfermeira, que vestiu preto no aniversário do rei em 05 de dezembro de 2014.
13. Dar um par de gatos Siameses a uma noiva no dia de seu casamento é um gesto de boa sorte a sua união matrimonial.
14. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Tailândia declarou guerra à Grã-Bretanha e ao Estados Unidos. Após a guerra, o país se tornou um aliado dos EUA.
15. Nos parques tailandeses, todas as noites às 18h soa o hino da Tailândia e todos devem ficar erguidos em postura militar, até que a música termine.
16. A Tailândia tem sido por muitos anos o maior exportador de arroz do mundo.
17. A Tailândia ganhou apenas sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, três em levantamento de peso e quatro em boxe. O Muay Thai é o esporte nacional, conhecido como “a arte de oito membros”, pois usa socos, chutes, cotovelos e joelhos.