Filipinas
As Filipinas, ou, oficialmente, República das Filipinas, são um grande arquipélago localizado na Insulíndia, a oeste do Mar das Filipinas, ao norte dos Mares de Celebes e Sulu e a leste do Mar da China Meridional. As Filipinas são separadas de Taiwan pelo Estreito de Luzon, e da Malásia pelo Estreito de Balabac. A capital oficial do país é Manila, mas sua cidade mais populosa é Quezon, que fica na região metropolitana da Grande Manila. O território do país é composto por um complexo de 7.641 ilhas, divididas em três grandes áreas geográficas: Luzon, Visayas e Mindanau. As Filipinas ficam localizadas numa região de instabilidade sísmica, no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, próxima da Linha do Equador, sendo portanto suas ilhas propensas a terremotos, tufões e tsunamis. Contudo, sua riqueza natural a coloca no patamar dos “países megadiversos”. Seus mais de 300 mil quilômetros quadrados, ademais, enquadram as Filipinas como o 72º maior país do mundo.
A população do país também é abundante, batendo a marca de 100 milhões. As Filipinas são o 7º país mais populoso da Ásia e o 12º do mundo. Em adição a isso, mais de 12 milhões de filipinos moram no exterior, constituindo uma das maiores diásporas migratórias da atualidade. A habitação do arquipélago data da pré-história, com a ocupação do povo negrito. Seguiu-se então sucessivas ondas de povos austronésios. Houve vários reinos e nações nas Filipinas, tendo todos em comum relações comerciais com os povos islâmicos chinês, malaio e indiano.
O início da colonização europeia data de 1521, quando da chegada do explorador português Fernão de Magalhães. O primeiro assentamento espanhol foi fundado em 1565, integrando as Filipinas sob o domínio do Império Espanhol por mais de 300 anos. O processo de independência do país foi longo e tortuoso. A Revolução Filipina, no final do século XIX, resultou na proclamação da Primeira República das Filipinas. Sem reconhecer a independência do país, a Espanha cedeu seus territórios para os Estados Unidos. Seguiu-se então a Guerra Filipino-Americana, e depois um período de ocupação japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial. A independência das Filipinas só viria a se concretizar efetivamente com o fim da guerra, em 4 de julho de 1946.
As curiosidades sobre as Filipinas englobam tanto sua história quanto a cultura de seu povo, ambas fascinantes em igual medida, além de reflexo uma da outra. Senão vejamos algumas curiosidades sobre esse país tão interessante que são as Filipinas.
1 – Maioria católica
As Filipinas são o terceiro país com maior população católica do mundo, reflexo dos séculos de colonização espanhola. Além das Filipinas, apenas o Timor Leste é um país de maioria católica no Sudeste Asiático.
2 – Dialetos
Apesar das ocupações por diversas civilizações diferentes, o país é um dos mais variados linguisticamente do mundo, com mais de 170 dialetos falados.
3 – Turismo
Além de apresentar uma cultura rica, palpável na diversidade de sua culinária, por exemplo, o país também é um dos mais visitados da Ásia por turistas, por apresentar um custo de visita relativamente baixo.
Veja também: