Os games inspiram muitas atitudes absurdas, principalmente por parte dos jovens. A influência dos jogos de violência já fez com que muitos adolescentes cometessem crimes bárbaros. Dessa forma, podemos dizer que os games são ferramentas de comunicação que servem como base para a tomada de decisões, inclusive de atos violentos.
Conheça alguns casos de atos absurdos baseados em games:
Grand Theft Auto 3 – Em junho de 2003, o adolescente Devin Moore foi preso por ter roubado um carro. O jovem não tinha antecedentes criminais, mas acabou roubando a arma de um policial e atirando em dois homens. O adolescente tentou fugir da polícia roubando uma viatura, mas acabou recapturado. Ao ser interrogado, Devin afirmou que a vida é como um videogame e que ele tinha se inspirado no jogo Grand Theft Auto 3.
Grand Theft Auto – Outro caso de influência do game Grand Theft Auto aconteceu no Brasil. Dois adolescentes, um de 17 anos e outro de 15, roubaram um carro na cidade de Dourados. Eles usaram uma faca para render o proprietário do veículo. Quando foram capturados, eles disseram que cometeram o crime inspirados no game “Grand Theft Auto”.
FarmVille – O jogo FarmVille parece inocente, mas se tornou uma obsessão para a jovem Alexandra Tobias. Viciada em FarmVille, ela acabou causando a morte de seu próprio filho, Dylan Lee Edmondson, em setembro de 2010. Alexandra disse que estava jogando FarmVille quando se irritou com o choro do seu filho de três anos. A jovem acabou ferindo a cabeça da criança e causando a morte do menino.