A Sibéria é um dos lugares mais fascinantes do mundo. A região está localizada ao leste das montanhas Urais da Rússia. Além de ter um dos invernos mais rigorosos do planeta, a Sibéria também se destaca por outros motivos, como suas paisagens deslumbrantes e suas curiosidades.
Veja 7 coisas incríveis sobre este belo lugar!
1 – A Sibéria ocupa grande parte da Rússia – A região da Sibéria tem aproximadamente 13 milhões de quilômetros quadrados. Ela ocupa cerca de três quartos de todo o território russo e quase 10% da totalidade da superfície terrestre. Já no aspecto da densidade populacional, a Sibéria é uma das áreas menos povoadas da Terra.
2 – Temperaturas de verão podem chegar a 35°C – Apesar de ser uma região gelada, no verão, o clima é outro. Durante o inverno, a temperatura chega a atingir a marca de -70°C. Mas no verão, os dias são quentes, com máximas de até 35 graus em algumas partes da Sibéria Ocidental.
3 – Flocos de neve gigantes – Uma coisa bastante curiosa sobre a Sibéria é que a região tem flocos de neve realmente grandes. Na cidade siberiana de Bratsk, por exemplo, os flocos de neve já chegaram a ter 30,5 centímetros de diâmetro, isso no inverno de 1971.
4 – Primeiros humanos viveram na Sibéria há 125.000 anos – Indícios apontam que os primeiros humanos a habitarem a região da Sibéria existiram há mais de 125 mil anos. Descobertas feitas em 2010, por arqueólogos, mostraram um osso humano pertencente a um híbrido de Denisovan e Neandertal que viveu nas montanhas de Altai, na Sibéria.
5 – A Sibéria tem o lago mais profundo da Terra – O Lago Baikal, localizado na Sibéria, é considerado o maior lago de água doce em volume do mundo. Ele tem mais de 20% das águas superficiais frescas do planeta. É também o lago mais profundo da Terra, chegando a 1.642 metros de profundidade.
6 – Mais de 70% do petróleo e do gás russo vêm da Sibéria – A região da Sibéria tem uma grande reserva de petróleo bruto e gás natural. As reservas naturais estão espalhadas por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados.
7 – A Sibéria tem a maior linha ferroviária do mundo – A Rede Ferroviária Transiberiana, que liga Moscou e Vladivostok, é considerada a maior linha ferroviária do mundo, com 9.288,2 quilômetros de extensão. Uma viagem completa nessa ferrovia dura 6 noites e 7 dias.
Veja também:
Yakutsk, Rússia, uma das cidades mais frias do mundo
Como vivem as pessoas em Oymyakon, Rússia? Um dos lugares mais gelados do planeta