Painel Europa
Por Eduardo Henriques
O maior painel do mundo feito com moedas. O painel Europa, este painel está no Guinness.
Construido no sistema tríplice, é unido no seu todo ( 1.83 X 8.40 Metros ) por duas colunas talhadas em madeira de pinho. Posteriormente pintadas a tinta de óleo e terminadas com a colagem de moedas europeias de diversos metais e valores. Formando assim, alguns dos altos relevos deste painel. Obra única no mundo. Peça de extraordinária e magnifica beleza.
À construção do painel Europa, foram necessárias e utilizadas pelo sistema de colagem 67.567 moedas. Dinheiro de diversos países da Europa. São ligas de diferentes metais! É dinheiro! São moedas de diferentes cunhagens! As quais, neste painel, mostram e abrilhantam esplendorosamente a história dos seus Países. para formar fundo, circundar e não só, todas as formas criadas pelo autor. A peseta Espanhola foi a moeda escolhida. Cunhada em alumínio, com o valor facial de uma peseta. Mostra a efígie de Sua Majestade o rei D. Juan Carlos de Espanha.
A construção deste painel, tem por finalidade salientar e lembrar o quanto; Poucos, com determinação e coragem, podem fazer na construção e união de um mundo a todos melhor.
A escolha da moeda dinheiro à feitura do painel, tem por objectivo patentear a fortuna advinda da demanda destes poucos… Ao mundo resto.
Ao centro do painel, a sair em alto relevo de um sol dourado. O relevo de Portugal. Firme… Sobressai na costa oeste da Europa. Construtivo horizonte ao mundo.
A leste e a oeste deste circulo dourado. Luz ao planeta. Duas caravelas navegam com a luz.. Ao encontro do mundo resto.
Bênção a este navegar, na parte superior direita entre os pequenos círculos das moedas prateadas: Áurea uma Cruz de formas curvilíneas. ( O homem claudica em seu espaço obscurantista) O céu, no seu todo, continua a iluminar-nos nas suas formas. É, um querer indicar a forma esférica do planeta.
Por todo este centro do painel, o manifestar da verdade: ( Com a Cruz de Cristo Portugal em suas caravelas á Europa do universal deu saber).
A (BB). De uma das caravelas, assim como a (EB) da outra, dois troncos com diversas ramificações interligam sob as colunas deste painel, o leste ao oeste num abraço de união e construção. Infelizmente em materiais e sórdidas divergências. Na inflexível dureza de algumas administrações mundiais. É este seguir, em aproximação e construção dos homens de antanho. Ignorado pelos lideres de hoje.
No extremo esquerdo do painel, sobressai uma coluna dourada construída com moedas de diversos Países da europa. Á sua direita, formado por moedas de cobre um tronco co diversas ramificações. Rumos abertos ao mundo. Continuando para a direita, envolto por um crucifixo numa cruz latina feita de moedas Portuguesas. O Padrão dos descobrimentos.
Seguindo com o olhar para a direita, como que, abençoados, acarinhados e protegidos sob os abrangentes braços da cruz. Flutua uma caravela. Surge os lusíadas de Camões e a Bíblia Sagrada.
A cruz é sustida no firmamento sobre estes instrumentos de aproximação de ensino e oração. Por uma ramificação de dezasseis braços saída do centro do universo. São dezasseis pontos magnéticos! São a rosa dos ventos! São o caminho ao mundo. Na parte inferior do painel, como tudo que é grande, uma frase simples: “Portuguesas foram… As naus da fé”
Na parte direita do painel, junto á coluna em relevo, uma caravela com a Cruz de Cristo nas velas. Navega da Europa ao mundo ignoto. À sua popa , como que, a reboque. Uma Cruz Latina… Fé em Deus. Oração de Portugal ao mundo.
Da parte superior e inferior da Cruz. Nascem dois braços, com a seguinte inscrição: ” APROXIMAMOS CONSTRUÍMOS”
Estes braços, sugerem a ideia de suster o planeta terra no infindo universo. Gravado, nos imaginários círculos do planeta o seguinte: PORTUGAL – ESPANHA – TORDESILHAS. Acordo ao mundo resto. Entre duas grandes Nações do geográfico continente Europeu.
Neste contesto também uma Cruz Latina. Símbolo representativo da Santa Igreja.
Continuando para a direita, sobre um livro com a palavra ” DESCOBRIMENTOS ” gravada na lombada, surge o Padrão dos Descobrimentos com as seguintes inscrições: ” PAZ-LEI-A PORTUGAL SUA GLÓRIA.”
Na parte superior do painel, da esquerda para a direita, acompanhando o padrão em toda a sua altura, pode ler-se ” NA LÍNGUA DE CAMÕES REZA A DEUS NOVO MUNDO”
Na parte inferior lesse ” AO MUNDO RESTO… NÃO FOI O MAR VASTO.”
Medidas do painel / Measures: 1.83 X 8.40 Metros
Texto enviado via e-mail – 5 de agosto de 2010 às 15:44