É comum vermos registros de tornados na tv, principalmente no Estados Unidos, não é mesmo? São ventos fortíssimos que formam um cone de ar devastador, capazes de varrer cidades e provocar o caos por onde passam.
Mas existem outros tipos de tornados, você sabia?
O tornado ou redemoinho de fogo é um fenômeno natural muito raro que ocorre em condições bastante específicas de temperatura e comportamento das correntes de ar.
Grande parte desses tornados ocorre a partir de incêndios florestais onde atuam correntes ascendentes e convergentes de ar quente. Atingem 50 metros de altura no máximo e poucos metros de largura, sua ação pode durar de alguns segundos a cerca de 20 minutos.
O caso mais grave envolvendo um tornado de fogo ocorreu na região de Hifukusho-Ato, Tóquio, em 1923, durante o Grande sismo de Kantō. Na ocasião formou-se uma gigantesca tormenta de fogo que durou apenas 15 minutos, mas matou mais de 38 mil pessoas.
Apesar de terrível é um fenômeno muito bonito e poucas vezes foi registrado em fotos ou vídeos. Veja a seguir imagens de um tornado de fogo de 30 metros que foram gravadas na Austrália: