Mundo Bizarro

A Primeira Máscara de Carnaval

Você sabia que a primeira máscara de carnaval surgiu há 30 mil anos A.C? Leia o artigo e entenda o fato!

Você conhece a história das famosas máscaras de carnaval usadas na maior festa popular brasileira? De acordo com relatos, as máscaras foram criadas há 30 mil anos A.C. Elas eram utilizadas como ornamentos durante rituais e celebrações de povos primitivos.

Já no Egito Antigo, a máscara era empregada como um tipo de rito de passagem para a vida eterna. A tradição consistia em colocar as máscaras nos mortos.

Os povos gregos, em contrapartida, usavam suas máscaras durante cerimônias religiosas, enquanto na China o ornamento tinha a função de afastar os maus espíritos.

A máscara passou a ser um elemento de elevado valor cultural a partir do século XX, quando começou a ser usada no Teatro Oriental. No Ocidente, as peças tinham o objetivo de demonstrar emoções, como a tristeza e a alegria.

ANÚNCIOS

As máscaras mais famosas da história foram criadas na Itália, entre elas o Arlequim, o Pierrot e a Colombina, personagens do Carnaval de Veneza. Historiadores acreditam que o primeiro grande baile de máscaras do mundo tenha acontecido no século XV, chamado de “Ball Masquê”.

Arlequim, o Pierrot e a Colombina, Carnaval de Veneza
Arlequim, o Pierrot e a Colombina. Carnaval de Veneza.

Um outro registro histórico do uso de máscaras aconteceu em Veneza, em 2 de Maio de 1268. Com o tempo, as máscaras tornaram-se verdadeiros símbolos dos Venezianos, sendo peças decorativas essenciais para a cultura.

ANÚNCIOS

Mulheres usando Máscara de Carnaval, tempos antigos

No Brasil, os famosos bailes de máscaras foram os primórdios do carnaval. Esses bailes começaram no século XIX, com forte participação da burguesia capitalista do Rio de Janeiro. Em 1830, os bailes de máscaras brasileiros só permitiam a participação de duques, condes, rainhas, reis, princesas, príncipes e condensas.

Com tanta relevância histórica não é de se estranhar que as máscaras de carnaval continuem tão populares na atualidade. Hoje, todos os grandes eventos carnavalescos do Brasil contam com o ornamento.

Veja também: Curiosidades do Carnaval

Sobre o Autor