Dizem que todas as pessoas têm um pouco de médico em si, mas nem sempre elas estão realmente preparadas para lidar com situações de emergência. Grande parte do conhecimento de primeiros socorros que temos não passa de uma série de mitos, crendices e informações sem respaldo da medicina.
Conheça os 10 principais mitos sobre primeiros socorros:
1. Urinar sobre queimadura de água-viva – Uma técnica irrelevante. No caso de queimadura de água viva, o mais apropriado é aplicar vinagre sobre o ferimento e procurar atendimento médico.
2. Chupar veneno de picada de cobra – Quem nunca ouviu falar que é importante chupar o veneno depois de uma picada de cobra? Saiba que os médicos garantem que essa técnica é inútil e pode atrasar o atendimento médico de urgência, que é necessário nestes casos. O procedimento também pode contaminar o ferimento e provocar danos aos nervos e vasos sanguíneos da vítima. Em caso de picada de cobra venenosa, o ideal é buscar atendimento especializado com a máxima urgência.
3. Whisky para dor de dente – Algumas pessoas acreditam que tomar uma dose de whisky ajuda a aliviar a dor de dente. Isso é um mito. Na verdade, o efeito analgésico está relacionado ao gelo e não ao álcool.
4. Passar pasta de dente sobre queimaduras – Este procedimento está muito errado e pode gerar complicações para queimaduras mais graves. Usar este tipo de produto sobre a queimadura pode resultar numa infecção. Procure um médico!
5. Colocar bife cru no olho roxo – Esta técnica também não é recomendada, pois a gordura do bife pode entrar no olho e causar uma inflamação ou contaminação. Aposte na boa e velha bolsa de gelo.
6. Água oxigenada em cortes e feridas – Muitas mães utilizavam água oxigenada nos ferimentos dos filhos, mas o produto não tem efeito contra os germes. O ideal é limpar os machucados com água e sabão.
7. Extrair ferrão de abelha – Os médicos não indicam que as pessoas tentem retirar o ferrão com os dedos, pois isso pode espalhar o veneno. É importante remover o ferrão com um acessório e procurar ajuda médica para evitar um choque anafilático.
8. Sangramento nasal – Não posicione a cabeça para trás para evitar ou conter sangramentos nasais. Essa atitude aumenta o risco da pessoa aspirar o sangue. Pressione o nariz com firmeza por cerca de 5 minutos para reduzir o fluxo de sangue.
9. Ataques Cardíacos – As pessoas acreditam que pacientes com ataque cardíaco devem ficar deitados, mas esta posição pode dificultar ainda mais a respiração. Ao atender uma pessoa com ataque cardíaco, coloque-a sentada, com os joelhos levemente flexionados e com a cabeça apoiada.
10. Fraqueza – Quando uma pessoa está se sentindo fraca não é indicado que ela coloque sua cabeça entre as pernas. O ideal é que ela se deite e levante as pernas para cima para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro.