A festa popular conhecida hoje como Carnaval, surgiu na Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C. Nessa época as comemorações serviam como uma forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas e prosperidade.
Contudo, foi somente em 590 d.C que a data passou a figurar no calendário cristão. Os festejos antecedem a quaresma, que é um período de privação para os católicos ortodoxos. A maior característica do Carnaval é a alegria exacerbada, muitas vezes acompanhada de abusos de bebidas alcoólicas e comida, tudo para “compensar” os 40 dias de privação até a semana santa. Veja mais sobre a origem do Carnaval.
Carnaval, Grécia cerca de 600 a 520 anos a.C.
O Carnaval incorpora os hábitos e práticas culturais de cada povo, por isso é bem diferente entre um país e outro. De acordo o Guinness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo. Essa mesma publicação classifica o bloco “Galo da Madrugada” do Recife, como o bloco carnavalesco mais expressivo, é considerado o maior bloco de carnaval do mundo.
A data do Carnaval é calculada de acordo com a data da Páscoa, que por sua vez, é calculada a partir do dia 21 de março. Por isso a cada ano o Carnaval cai em um dia diferente. Veja qual é a origem da páscoa e do coelhinho da páscoa.
Significado e Origem do nome “Carnaval”
- Primeira Origem para termo “Carnaval”
Assunto divergente entre historiadores, pois para alguns a palavra Carnaval vem do latim “carrum navalis”, que significa, carro naval, um pré-histórico carro alegórico que transportavam Mulheres e Homens sem roupa. - Segunda Origem para termo “Carnaval”
Outra vertente acredita que o termo é oriundo da transferência de data da quaresma, ordenado no ano de 590 depois de Cristo, pelo papa Gregório 1. O termo seria esse em dialetos italianos: dominica ad carne levandas >> carne levale >> carneval >> carnaval. - Terceira Origem para termo “Carnaval”
Porém, outros acreditam que o termo vem do latim “carnem levare”, que significa “ficar livre da carne”, data na idade média que antecedia as penitências da quaresma, imposta pela igreja católica na época.
O Início do Carnaval no Brasil
Foi em 1855 que aconteceu o primeiro desfile carnavalesco, intitulado como o “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, foi o primeiro bloco de carnaval Brasileiro, era composto por pensadores da época. O grupo foi assistido por Dom Pedro II e sua família real. Somente em 1889 o desfile de blocos de carnaval foi autorizado pela polícia do Rio de Janeiro para acontecer nas ruas da cidade. O desfile já era similar ao atual, as pessoas iam fantasiadas, haviam bandinhas com som ao vivo e carros alegóricos decorados.
A primeira música de Carnaval
Um clássico que é sucesso até hoje, a primeira música de carnaval é de criação da Chiquinha Gonzaga, “Ô Abre Alas”, composição de 1899.
Essas são as 10 melhores marchinhas de Carnaval do Brasil de todos os tempos
Essa é a lista elaborada por Pollyane Lima e Silva, publicado no site da revista veja em 2011:
- 1. Turma do Funil (1956)
- 2. Mamãe Eu Quero (1939)
- 3. O Teu Cabelo Não Nega (1932)
- 4. Ó Abre Alas (1889)
- 5. Saca Rolha (1954)
- 6. Me Dá Um Dinheiro Aí (1959)
- 7. Aurora (1941)
- 8. A Pipa do Vovô (Anos 80)
- 9. Maria Sapatão (Anos 50)
- 10. Chiquita Bacana (1948)
A primeira escola de samba no Brasil
Fundada em 1928 por Oswaldo Vasques, Nilton Basto, Silvio Fernandes, Ismael Silva entre outros integrantes, surgiu no ano de 1928, bairro do Estácio, RJ. O nome da escola de samba era Deixa Falar. Sem dúvidas, o Rio de Janeiro foi o berço do carnaval Brasileiro.
Qual é a origem das fantasias carnavalescas no Carnaval Brasileiro?
Desde sempre as festas de carnaval foram regadas a excessos, era nesse dia que todos aproveitavam para fazer o que sempre tinham vontade, e para escapar das punições, os foliões usavam fantasias para se disfarçar. E aproveitando a onda, nobres conseguiam se divertir sem serem identificados.
A origem carnavalesca remonta a antiga Roma onde as pessoas saiam pelas ruas festejando em homenagem aos Deuses. As fantasias de carnaval é um dos focos principais desta festividade, mas no inicio eram usadas somente perucas e máscaras.
Por que “quarta-feira de cinzas”?
Antigamente as cinzas de fogueiras eram jogadas na cabeça dos fieis como símbolo de arrependimento perante Deus. Posteriormente, a igreja católica manteve o simbolismo da quarta-feira de cinzas, como um sinal de mortalidade (fragilidade humana) e penitência, os padres marcavam os católicos na testa com cinzas, e os mesmo deveriam deixar as marcas até o pôr do sol.
Hoje a quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, momento de reflexão e mudança de vida, onde alguns praticam jejum e abstinência de carne. A quarta-feira de cinzas sinaliza o fim do Carnaval.
Veja também:
Doenças transmitidas pelo beijo na boca