No momento de vender um imóvel é fundamental saber quanto ele realmente vale no mercado imobiliário. Para isso, existem algumas maneiras práticas para avaliar o preço do imóvel.
Quem precisa estipular um valor preciso do imóvel para venda ou apenas ter conhecimento sobre o valor do patrimônio que possui, pode contar com a ajuda de um corretor de imóveis. Este profissional tem condições técnicas e conhecimentos específicos para fazer uma avaliação.
Ao consultar um corretor, o profissional cobrará um valor pré-determinado pelo serviço prestado. Nos sites dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis existem algumas tabelas com os honorários que podem ser cobrados pelos profissionais.
Para fazer a avaliação, os corretores visitam o imóvel e já apresentam um valor estimado. Outra opção é pedir um documento com a avaliação do preço do imóvel. Este tipo de documentação apresenta dados sobre a estrutura do imóvel, informações sobre o zoneamento, dados comparativos de imóveis semelhantes e dados sobre a infraestrutura e a mobilidade urbana da região onde o imóvel está localizado.
Contar com o documento que comprova o valor do imóvel é importante em processos de divórcio, herança, compra, venda e imóvel compartilhado. Para conhecer o preço de mercado do imóvel também é recomendável consultar vizinhos com propriedades semelhantes e fazer pesquisas na internet.
Engenheiros e arquitetos também podem ser consultados para definir os valores dos imóveis. Um pouco de conhecimento sobre o mercado imobiliário da sua região também é importante para determinar o preço das propriedades.