Uma gruta antiga (Shell Grotto), misteriosa e linda faz muito sucesso na região de Kent, na Inglaterra. Esta é uma paisagem subterrânea espetacular, coberta por milhões de conchas do mar. A Gruta de Margate foi descoberta em 1835, mas ainda não se sabe quantos anos a estrutura realmente tem ou quem a construiu.
Muitas suposições existem sobre esta gruta. Há quem diga que ela é um antigo templo romano. Outros dizem que a obra foi uma loucura de um rico aristocrata ou uma construção secreta dos Cavaleiros Templários. Independentemente da resposta sobre a origem da gruta, a verdade é que o local é lindo!
Localizada em Margate, Kent, no sudeste da Inglaterra, a passagem subterrânea é ornamentada quase completamente com mosaicos criados inteiramente de conchas do mar, totalizando cerca de 4,6 milhões de conchas.
A gruta foi descoberta em um campo em 1835, por James Newlove, um professor que vivia na região. A primeira menção dessa gruta apareceu em um artigo no jornal Kentish Gazette, em 1838, anunciando a abertura do local para a visitação pública.
A origem da gruta é totalmente desconhecida, assim como sua idade e seu objetivo. Algumas pessoas especularam que a gruta era usada como um esconderijo para contrabandistas, pois todas as conchas são de origem inglesa. Outros acreditam que a gruta era uma construção pré-histórica feita como um calendário astronômico ou um edifício funerário.
As grutas decoradas com conchas foram muito populares entre a nobreza europeia por volta do ano de 1700. Muitos acreditam que a gruta de Margate foi construída por um nobre inglês. A decoração do local seria uma demonstração de riqueza para impressionar os hóspedes.
Segundo historiadores, não existe nenhum registro sobre a construção dessa gruta misteriosa. Existem poucas evidências substanciais para explicar a construção da gruta feita de conchas.
O local mudou de proprietário em 1932 e, atualmente, permanece como propriedade privada. Mick Twyman, da Sociedade Histórica de Margate, apresentou recentemente a hipótese de que a gruta foi construída pelos Cavaleiros Templários por volta dos anos 1100.
Foi sugerido que as conchas na gruta fossem datadas de carbono para determinar sua origem, mas o trabalho foi adiado, pois seria necessário um grande número de amostras de conchas. Vários trabalhos de restauração foram realizados na gruta ao longo dos anos.
Uma associação sem fins lucrativos foi criada em 2008 para ajudar a conservar e preservar a estrutura da gruta como um importante monumento histórico.
Foto da capa: Gernot Keller / Wikipedia
Veja também:
Conheça os 19 lugares mais misteriosos da Terra
As misteriosas cavernas chinesas e a estátua dourada encontrada no Panamá