Cratera Sedan: a maior cratera no mundo feita por uma explosão ocasionada pelo homem
O ser humano consegue, muitas vezes, se superar quando o assunto é destruição, desperdício, brutalidade, danos ao meio ambiente e toda a sorte de coisas dantescas e bizarras que podem muitas vezes passar pelas mentes mais doentias.
De todos os habitantes da terra, somos os mais destrutivos, autodestrutivos e violentos, além de sermos os únicos que destroem o meio ambiente, o meio em que vivemos.
Mas o assunto deste artigo é outro, e é bem interessante. Trata-se da maior cratera no mundo causada por uma explosão detonada por mãos humanas. É certo que ela não se compara, por exemplo, a outros “buracos” semelhantes ocasionados pelo impacto de asteroides há milhões e milhões de anos atrás, mas seu tamanho chega a dar medo.
A cratera em questão foi “criada por uma explosão nuclear” em 1962, durante testes nucleares levados a cabo pelo governo dos Estados Unidos da América com fins ditos “pacíficos”, está localizada no estado de Nevada e foi um dos resultados da Operação Plowshare e patrocinado pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore.
Dados da cratera:
Diâmetro: 390 metros
Profundidade: 100 metros
Dados da bomba nuclear usada no teste:
Colocada no sub-solo através de cabo de aço a 194 metros de profundidade gerou uma explosão de 104 quilotons (104 toneladas de TNT) e mexeu 11.000.000 toneladas de terra do lugar.