A Bulgária é um país dos Balcãs, situado no sudeste de Europa. Faz fronteira com a Romênia, a Sérvia, a Macedônia, a Grécia, a Turquia e o Mar Negro. Sua capital e maior cidade é Sófia, seguida de cidades como Plovdiv, Varna e Burgas. A Bulgária é o 16º maior país da Europa, com um território de cerca de 111 mil quilômetros quadrados. A história dos povos que habitaram a região é muito antiga, com vestígios da cultura neolítica de Karanovo remontando a cerca de 6.500 a.C. Durante a Antiguidade, a região foi palco de conflitos e disputas territoriais entre várias civilizações, como trácios, persas, celtas, gregos e macedônios, até ser conquistada pelo Império Romano em 45 d.C. Mais tarde, parte desses territórios seriam perdidos por uma horda invasora búlgara ao fim do século VII, e desanexados do Império Romano do Oriente.
O primeiro estado búlgaro independente foi formado em 681, chegando a dominar boa parte da Península Balcânica e influenciando uma série de culturas eslavas, em especial no tocante à escrita cirílica. Constitui-se então o primeiro Império Búlgaro, que duraria até o começo do século XI, quando da conquista da região pelo imperador bizantino Basílio II. Em seguida, uma revolta búlgara retomou a soberania da região búlgara em 1185, formando o segundo Império Búlgaro, que atingiu seu ápice sob o comando de João Asen II, na primeira metade do século XI. Ao cabo de uma série de guerras e disputas feudais, o Império Búlgaro seria desmantelado em 1396, ficando seu território sob o domínio otomano durante quase 500 anos.
No século XIX, a Guerra Russo-Turca levou à formação do terceiro Estado da Bulgária. A nova demarcação das fronteiras deixou uma série de grupos étnicos foram dos limites do país, que sofreria com confrontos com seus vizinhos por conta disso, tendo firmado uma aliança com a Alemanha em ambas as guerras mundiais. No final do último conflito mundial, a Bulgária se tornou um estado socialista de partido único, sob a influência soviética. Após as revoluções de 1989, o Partido Comunista saiu do poder e abriu o país para eleições multipartidárias. A Bulgária passou então por uma transição para se tornar uma democracia e uma economia capitalista de mercado.
Com uma história muito antiga e de fato interessantíssima, a Bulgária e seu povo têm uma cultura muito rica e muitas atrações para oferecer aos turistas, entre seus costumes e belezas naturais. Senão vejamos 2 das principais curiosidades sobre esse tão fascinante país europeu.
1 – Apelidos
Em Bulgária, é comum as pessoas se chamarem pelos apelidos, inclusive em situações mais formais. Não raro os apelidos são abreviações dos primeiros nomes, como Niki, redução de Nikolai, e Mare, redução de Maria.
2 – Dança e folclore
A tradição e o folclore búlgaro são, além de uma verdadeira viagem no tempo na história de Europa, um dos aspectos mais vivazes e atuais de sua cultura. Inclusive, existem até mesmo canais de televisão inteiros dedicados à divulgação da dança e da música folclóricos de Bulgária.
Veja também:
17 florestas misteriosas e reais que parecem pertencer aos filmes