República Dominicana
A República Dominicana é uma nação soberana situada na ilha de Hispaniola, que integra o arquipélago das Grandes Antilhas, no Caribe. A oeste da ilha, fica outra nação, o Haiti, fazendo da ilha de Hispaniola uma das duas ilhas caribenhas ocupadas por duas nações simultaneamente, a outra sendo Saint Martin. O país é o segundo maior do Caribe, tanto em termos de área quanto de população, ficando atrás somente de Cuba. São mais de 10 milhões de habitantes espalhados por 48.445 quilômetros quadrados, 1 milhão dos quais se encontram na capital, Santo Domingo.
A história pré-colombiana do país é antiga, com a ocupação dos povos taínos datando do longínquo século VII. Com a chegada dos espanhóis em 1492, a capital Santo Domingo se tornou o primeiro assentamento europeu permanente na América, sendo portanto a primeira capital do Império Espanhol no Novo Mundo. O país tornou-se independente em 1821, depois de séculos de dominação espanhola aliada à interferência francesa e haitiana. De início, o governante José Núñez de Cáceres tinha o desejo de incluir o país na Grã-Colômbia, mas ele foi rapidamente deposto de seu cargo pelos haitianos e por revoltas de escravos.
Ao fim da Guerra de Independência Dominicana em 1844, o país passou por um período de guerra civil por 72 anos, além de uma breve volta do domínio espanhol. Após a ocupação pelos Estados Unidos de 1916 a 1924, a República Dominicana experimentou um período relativamente próspero nos 6 anos subsequentes, durante o governo de Horacio Vásquez Lajara. Seguiu-se então uma ditadura, que duraria até 1961. A intervenção dos Estados Unidos em 1965 encerrou a última guerra civil do país. Desde então, a República Dominicana tem se encaminhado para um sistema de democracia representativa.
A história da República Dominicana é tão fascinante quanto trágica. Seu povo e sua cultura são igualmente interessantes, motivo pelo qual abordaremos aqui as 4 principais curiosidades sobre esse país.
1 – Mama juana
A mamajuana é a bebida típica mais tradicional do povo dominicano. Sua receita inclui ervas, mel, vinho e rum. Reza o folclore local que a bebida faz bem pra saúde, ajuda a combater a gripe, promove a melhora da circulação do sangue, entre outros efeitos benéficos.
2 – Santo Domingo
A capital da República Dominicana é uma das cidades mais antigas de toda a América. A arquitetura colonial da cidade é, com efeito, tão preciosa que foi declarada Patrimônio Histórica da Humanidade pela UNESCO. Por esses e outros motivos, Santo Domingo é um dos destinos mais procurados pelos turistas nacionais e internacionais.
3 – Punta Cana
E falando de turismo, não podemos deixar de mencionar a praia de Punta Cana, no distrito de La Altagracia. É uma das maiores, senão a maior, das atrações turísticas do país. Isso pode ser medido pelo intenso tráfego do Aeroporto Internacional de Punta Cana, o mais movimentado do país.
4 – Alma musical
O povo dominicano é um povo alegre, dançante e musical. Entre os ritmos latinos mais badalados por lá, encontramos o bailado da salsa e do merengue, que animam as noites da República Dominicana.
Veja também: