O atletismo é uma modalidade esportiva olímpica que faz grande sucesso no mundo todo. A prática do atletismo está dividida em corridas, lançamentos e saltos, que são praticados em estádios e arenas.
Essa modalidade é cercada por alguns fatos curiosos. Um deles é que, no ano 2000, a Federação Internacional de Atletismo Amador passou a se chamar Federação Internacional das Associações de Atletismo.
Nas modalidades meia maratona e maratona é preciso analisar algumas características como altimetria, aclives, declives, número de curvas e temperatura. O termo que faz menção ao recorde no atletismo é “Best Time” (melhor tempo), estabelecido pela IAAF.
Hoje, a distância de uma Maratona é de 42.195 metros. Essa distância foi disputada pela primeira vez na Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908.
Dois grandes corredores já foram retratados em filmes premiados com o Oscar, maior honraria do cinema mundial. Esses filmes são: Carruagens de Fogo e Forrest Gump.
O cronômetro, instrumento fundamental para o atletismo, foi inventado no século XVIII pelo inglês John Harrison.
Um fato histórico é que a Maratona feminina só estreou nos Jogos Olímpicos em 1984, em Los Angeles.
Um ponto importante sobre a prática do atletismo é que um estudo americano feito pelo Centro de Controle e Prevenções de Doenças mostrou que a prática da corrida faz bem aos ossos. Correr aumenta a densidade óssea em 5%.