No dia 5 de dezembro de 2013, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu aos 95 anos de idade. Mandela deixou um legado de paz para o mundo. Ele foi um líder carismático, que lutou com todas as forças contra um regime de segregação racial, e que dedicou a sua vida à luta contra a discriminação e a desiguldade social.
Nelson Mandela ficou internado de junho a setembro por causa de uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e morreu em sua casa, às 20h50, no horário local de Pretória, África do Sul.
Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre o grande político Nelson Mandela:
1 – Nelson Mandela foi batizado de Rolihlahla, um nome que tem origem na língua Xhosa e significa “aquele que ergue o galho da árvore”. O nome Nelson foi dado a ele por uma professora.
2 – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare depois de fazer parte de uma manifestação estudantil. Ele se formou em Direito pela Unisa – Universidade da África do Sul.
3 – Nelson Mandela trabalhou como vigia noturno de uma mina na cidade de Johanesburgo.
4 – A primeira esposa de Nelson Mandela, Evelyn Mase, sustentava a família e o marido com seu emprego de enfermeira. Ela ajudou Mandela em seus estudos durante a faculdade de Direito. Eles tiveram quatro filhos e se divorciaram em 1958.
5 – Mandela foi um dos fundadores do primeiro escritório de advocacia negro da África do Sul: o Mandela & Tambo, que defendia pessoas contra as leis do apartheid.
6 – Mandela foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos na cadeia. Durante esse tempo, ele só podia receber uma visita e uma carta a cada seis meses.
7 – Mandela escreveu um livro de memórias durante o tempo em que esteve na prisão. A obra era embrulhada em plástico e enterrada na horta da cadeia, mas as autoridades carcerárias descobriram os papéis e puniram Mandela.