Morar sozinho é um passo muito importante e pode gerar muitas dúvidas e inseguranças. Há quem tenha um espírito totalmente independente e não sinta tanto o peso das mudanças, mas também há aqueles que se sentem pouco seguros ou sofrem muito com a distância dos familiares.
Para quem precisa de uma força para atravessar essa fase, a melhor dica é conversar com quem já passou por isso e aproveitar ao máximo as experiências relatadas.
Começar uma vida nova nunca é fácil e são poucas as pessoas que têm uma situação financeira livre de preocupações. Por isso, ao começar a mobiliar sua nova casa, procure por móveis usados ou mesmo móveis da sua família que não estão sendo usados. Vale levar cabides, panos de prato, utensílios de cozinha, mesinhas de cabeceira e luminárias.
Para os equipamentos mais caros, como geladeira, fogão, armários e colchões, o ideal é fazer um pé de meia e comprar tudo à vista, para não se comprometer com uma dívida muito longa.
As finanças costumam sair um pouco dos trilhos no começo, por isso é preciso economizar e pesar bem os gastos. Vale a pena montar uma planilha e controlar a risca as despesas com aluguel, alimentação, transporte e lazer.
Conquiste sua independência aos poucos. Cuide da higiene de sua casa e evite acumular muita roupa suja. Dependendo da situação, vale a pena investir um uma faxineira que dê “uma geral” na casa uma vez por semana.
Convide amigos e promova festas e jantares em sua casa, com tempo tudo vai estar com o seu toque pessoal e você irá sentir-se bem mais confortável.