Sim, esse lugar realmente existe e possui um nome. Ridge A ou Cordilheira A, localizada a 600 quilômetros do Polo Sul, esta cordilheira é 30% mais alta que La Paz na Bolívia. Além de ser um dos pontos mais altos, Cordilheira A é também o lugar mais frio do planeta, tal informação foi revelado através de imagens via satélite. Até o momento o lugar mais frio do mundo era o lago Vostok na Antártida, que chegou a registrar 90 graus negativos em determinado momento, diferente dos 70º negativos constantes da Cordilheira.
A Cordilheira A, descoberta por Will Saunders é um dos lugares mais hostis para a vida, diz o próprio descobridor em estudos realizados. A umidade do ar é praticamente zero, com um céu extremamente limpo, com pouquíssimas nuvens, tais características fizeram deste lugar, o local mais propicio para a instalação de um telescópio. Segundo o cientista atmosférico Patrick Minnis da Nasa “é o local mais próximo do universo sem sair do planeta”.
Este telescópio será três vezes mais nítido do que qualquer outro instalado e terá imagens tão boas quanto o Hubble, o telescópio será construído na China contando com apoio da Austrália que é dona do local que provavelmente já está pronto e instalado no lugar. O telescópio será controlado à distância por um sistema de computadores.
Tal descoberta é o último passo de uma corrida cientifica pelo Polo Sul que ganhará mais telescópios, desta vez, construídos pelos Estados Unidos, Itália e pela França.