A batata é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. É um alimento tão importante que a ONU declarou 2008 como o Ano Internacional da Batata . Assim, a organização tentou conscientizar o público sobre a natureza fundamental de seu consumo.
Este produto pode acabar com a desnutrição, já que seu cultivo é muito barato e suas propriedades são muito numerosas.
Não podemos esquecer que a batata é um alimento muito energético com alto teor de carboidratos, quase todos com amido. Quando digerida, produz efeitos benéficos, assim como a fibra dietética, protegendo do câncer de cólon e do colesterol.
A batata é o tubérculo com maior teor de carboidrato em toda a família e com uma ingestão diária, vitamina C e B6 são adicionadas ao corpo, juntamente com magnésio, fósforo, ferro ou zinco. Além disso, é bom para o sistema imunológico. Claro, nunca ofereça batatas a um cavalo, pois elas são muito tóxicas para esses animais.
Atualmente, existem cerca de 5000 variedades de batatas, das quais mais da metade são cultivadas nos Andes. No entanto, o aquecimento global poderia matar muitas delas. Mesmo assim, o país que mais consome esse tubérculo é a Alemanha, embora 80% da produção venha da Ásia.
A curiosa história da batata
Este tubérculo foi cultivado pela primeira vez há 7000 anos pelo Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. Mas apesar de sua importância atual, ela não alcançou a Europa até o século XVI, quando foi importada pelos espanhóis.
Embora a princípio fosse um alimento para os pobres, servia para aliviar a fome no velho continente. De fato, a primeira referência escrita ao tubérculo remonta a 1555, no livro “História da descoberta e conquista da província do Peru”.
Para concluir, você deve saber que os súditos de Frederico, o Grande da Prússia, não queriam consumir batata porque a consideravam venenosa. No entanto, o monarca forçou-os sob pena de cortar o nariz e as orelhas se eles se recusassem a consumir o alimento.