Uma busca rápida na internet já aponta o que os brasileiros acham da Lei da Ficha Limpa. Para a maioria das pessoas essa lei é uma verdadeira piada pronta. Isso porque, mesmo com a lei, quase 40% dos deputados federais que foram campeões de votos nas últimas eleições estão sendo investigados na justiça por terem ficha suja. O mesmo acontece com vários senadores eleitos, que são alvo de acusações da polícia e do Ministério Público (MP).
Diante desses dados, fica a dúvida: para que serve a Lei da Ficha Limpa? Ao que tudo indica, ela não serve para absolutamente nada!
Vários políticos com mandatos em vigor são suspeitos de desvios de recursos e improbidade administrativa. Alguns deles também respondem por crimes como tortura e desrespeito à Lei Seca.
Um levantamento realizado recentemente pelo jornal O Globo mostrou que 40 dos 108 parlamentares mais votados no Brasil são acusados de crimes em instâncias judiciais, ou seja, eles já chegaram ao poder com a certeza de que seriam investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde são julgados processos e inquéritos de autoridades com foro privilegiado.
E a lista de processados criminalmente também conta com ex-ministros, ex-governadores e ex-prefeitos. A improbidade administrativa é o crime mais comum entre os políticos.
Maluf ficha limpa?
Um caso que se tornou ícone da piada que é a Ficha Limpa envolve Paulo Maluf (PP-SP). O político recebeu do Tribunal Superior Eleitoral a decisão de que não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Essa decisão é verdadeiramente uma piada, pois todos os brasileiros sabem que Maluf não é nenhum santo e que ele já aprontou muito no âmbito do poder político.
O deputado federal Paulo Maluf foi diplomado e atualmente exerce o cargo, mesmo depois de ter sido condenado por improbidade administrativa por irregularidades cometidas em obras quando ainda era prefeito de São Paulo. Parece piada, mas Maluf foi o oitavo deputado mais votado de São Paulo, com 250 mil votos.
Diante de tanta impunidade, só resta aos cidadãos protestarem nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, várias pessoas questionaram a decisão do TSE a respeito de Paulo Maluf, mas foi em vão. Parece que a chamada Lei da Ficha Limpa, promulgada em junho de 2010, não se aplica a todo mundo.