Cotidiano

Já ouviu falar em Frugivorismo? Dieta a base de frutas pode ser perigosa

Não é de hoje que dietas que excluem a carne animal fazem sucesso. Afinal de contas, o vegetarianismo, por exemplo, já existe há algum tempo e sempre teve adeptos. A argumentação principal de quem defende esse tipo de dieta é a de que o ser humano é um animal herbívoro. Nesta mesma linha há quem argumente que somos animais carnívoros, ou ainda os que defendem uma característica onívora.

Seja como for, dietas a base de algo em particular existem há muito tempo e não estão próximas de desaparecerem. A todo momento somos apresentados a novas formas de pensar, de se alimentar e viver. Daí vem a ideia do frugivorismo. Esta dieta se baseia apenas no consumo de frutas, geralmente cruas.

A verdade é que, conforme a ciência avança, as dietas a base de planta tem sido cada vez mais aceitas. De forma geral, a alimentação vegetariana (que engloba verduras, legumes e frutas) é bastante saudável. É claro que toda dieta precisa ser balanceada. Por exemplo, para os vegetarianos é importante estar ingerindo os alimentos corretos para acessar os nutrientes necessários pelo corpo. Isso é algo que uma pesquisa, ou orientação profissional, resolve.

Mas o que dizer das dietas a base de fruta? O que se sabe sobre esse tipo de dieta? E a longo prazo, é realmente bom para a saúde? Quanto a isso, ainda são poucas as evidências, mas ao que tudo indica… não. A dieta é uma das mais restritivas das quais se conhece. Outro ponto que gera dúvida são as ‘regras’ do frugivorismo.

Desafios ao frugivorismo

No vegetarianismo nada é fora de alcance, desde que não tenha seja de origem animal (enquanto o veganismo, por sua vez, elimina até derivados de origem animal); no entanto, no frugivorismo não existem um leque tão amplo. Acredita-se que os adeptos se alimentem entre 50% a 75% apenas de frutas cruas. E o que isso representa para a saúde?

Uma das maiores críticas à dieta é justamente sua base argumentativa. Como citado, quem adere a esse tipo de alimentação acredita que o corpo humano é projetado dessa forma. A verdade é que talvez isso tenha sido verdade mas o corpo humano evoluiu. A fisiologia humana é capaz de digerir alimentos tanto de origem animal, quanto de origem vegetal – o que inclui frutas.

Um grande desafio a essa dieta é também a deficiência de nutrientes, como proteínas, ferro, cálcio, vitamina B (incluindo vitamina B12) e D, zinco e ácidos graxos ômega-3. Como garantir que você esta ingerindo tudo isso, necessário ao corpo humano, através de frutas? É difícil e, talvez, impossivel.

Muitos adeptos dessa dieta também alegam ter sentido uma série de melhorias de saúde. Os relatos falam desde a cura do câncer até a diminuição dos odores corporais. No entanto, mais uma vez, existem faltas de evidências científicas que sustentem essas afirmações.

É importante seguir dietas saudáveis mas elas precisam funcionar. Para descobrir se uma dieta esta sendo saudável para você, esteja em contato com seu nutricionista e faça check-ups, para descobrir se esta deficiente em algum nutriente.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]