Fotografia de um “flare” de um satélite Iridium
Data: 22/08/2008
Local: Salvador, Bahia
Fonte: http://www.viafanzine.jor.br/
Diversas pessoas avistaram um clarão no céu de Salvador e foram levadas à crer que se tratava de um disco voador.
Moradores de três bairros de Salvador garantem que presenciaram algo estranho no céu.
Na última sexta-feira (22/08), diversas pessoas de um bairro de Salvador-BA, presenciaram um inusitado clarão no céu. Uma luz muito brilhante foi avistada cruzando o céu e chamando a atenção dos observadores, a maioria, residente no bairro Fazenda Grande do Retiro.
Logo, todos acreditaram que poderia ser um disco voador e muitos ficaram apreensivos. A luminosidade era vista como um risco extenso e brilhante no céu. Uma testemunha, chamada Lucineide, gravou o evento pelo celular, atestando que de fato, havia algo no céu e por sua altura, aquilo estava sendo avistado por inúmeras pessoas.
Segundo as testemunhas o suposto objeto foi observado por um longo período de tempo (mais de duas horas), mas os satélites Iridium têm causado diversos enganos a observadores mais afoitos de todo o mundo, que associam o seu brilho a OVNIs e coisas do gênero. Os chamados Iridium Flare são efeitos da luz solar no equipamento metálico em órbita terrestre e podem ser vistos como fortes flashes no céu. Alguns deles, ocorrem bastante rápido, outros demoram um pouco mais para se apagarem, variando de segundos até minutos de duração. Dependendo da posição do satélite que reflete a luz solar, ele pode ser visto atravessando grandes áreas do céu observável – daí, em muitos casos chamado de disco voador ou OVNI, já que fica evidente que não se trata de um avião.