A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de toda mulher. Essa etapa é marcada por muitas transformações corporais e hormonais.
Durante a gravidez a mulher também se sente mais frágil e pede mais atenção e carinho por parte dos familiares. Além dos tradicionais enjoos, as futuras mamães também passam por situações de desconforto e muita insegurança.
Para entendermos melhor o período da gestação humana, vamos apresentar aqui algumas verdades e alguns mitos sobre a gravidez. Vamos descobrir agora o que realmente acontece com a mulher e com o bebê ao longo dos nove meses de gestação:
Mito – Dizem que o formato da barriga da mulher mostra qual será o sexo do bebê. Isso é um mito e uma crendice popular. Não há comprovação científica de que barriga pontuda é sinal de menina e que barriga arredondada é menino.
Mito – Algumas mulheres acreditam que não podem ter relações sexuais durante a gravidez. Isso é mentira. A mulher grávida só não pode transar se ela apresentar sangramento vaginal ou placenta de inserção baixa. Se a gravidez for normal, a mulher pode ter uma vida sexual ativa.
Mito – Dizem que a mulher grávida que tem muita azia terá bebê cabeludo. Isso não é verdade. Essa característica é determinada pela genética, e não pela azia.
Mito – Algumas pessoas dizem que mulher grávida precisa comer por dois. Isso não é necessariamente verdade. A gestante deve optar por comidas saudáveis e deve se alimentar de seis a sete vezes por dia.
Mito – Algumas mulheres acreditam que tomar cerveja preta melhora a produção de leite. Isso não é verdade.
Verdade – As mulheres grávidas realmente sentem mais calor por causa da aceleração do metabolismo. As grávidas transpiram mais.
Verdade – As grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol. As manchas aparecem com mais frequência por causa do aumento da liberação de melanina na pele.
Verdade – A mulher grávida deve utilizar protetor solar no rosto e na barriga diariamente.