O monte everest possuí 8.848 metros acima do nível do mar, sendo a montanha mais alta da superfície terrestre, porém, quando a medição parte do centro da Terra, o Everest está impressionantes 2 km abaixo do monte Chimborazo. Isso se dá porque a Terra é achatada, e possuí um raio maior no equador em comparação aos polos, o que favorece a altura do Chimborazo.
O Monte Chimborazo, classificado como um estratovulcão e localizado no Equador, foi considerado a montanha mais alta do mundo, ultrapassando até mesmo a altura considerada do Monte Everest. De acordo com os pesquisadores, este monte é o mais alto se medido do topo até o centro da Terra.
O estratovulcão está na província de Chimborazo, no Equador. Ele tem 6267 metros de altitude, e fica a 180 km de Quito. Além de ser o monte mais alto dos Andes Equatoriais, esta estrutura também se destaca na comparação com todos os demais montes e montanhas do planeta.
O monte ocupa uma área total de 50 mil km². Esta montanha foi considerada a mais alta do mundo até o começo do século XIX, mas, depois, os pesquisadores passaram a considerar o Monte Everest como a formação mais alta do planeta.
O britânico Edward Whymper e os irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel foram os primeiros a chegarem ao pico do Monte Chimborazo. O feito ocorreu no ano de 1880.
O Chimborazo foi muito importante ao longo da história e, inclusive, serviu como inspiração para um poema escrito pelo libertador Simón Bolívar. Várias missões de pesquisadores já passaram pelo Monte Chimborazo para estudá-lo. Em uma dessas pesquisas, os cientistas descobriram que o vulcão Chimborazo tem dois quilômetros a mais que o topo do Everest. Essa diferença existe por causa do diâmetro do planeta em diferentes latitudes.
Veja no mapa, o Monte Chimborazo
Pesquisadores franceses e equatorianos instalaram um dispositivo de GPS, um sistema de posicionamento global de alta precisão, no Monte Chimborazo. Com o processamento dos dados coletados, os profissionais do Instituto Geofísico divulgaram que o Chimborazo é o ponto mais distante em relação ao centro da Terra, o que significa que ele é o ponto terrestre mais próximo ao Sol.
Crédito da imagem: Instituto Geográfico Militar do Equador/ El País
Na prática, apesar de o Monte Everest ser aceito pela comunidade científica como a montanha mais alta da superfície terrestre, ele se encontra em uma posição que está dois quilômetros abaixo do Chimborazo. Esse resultado é obtido quando os pesquisadores realizam a medição a partir do centro da Terra.
De acordo com o diretor do Planetário Hayden, localizado em Nova York, Neil de Grasse Tyson, é possível que o Chimborazo também seja o ponto mais próximo à Lua e ao espaço sideral. Tyson é autor de um livro sobre ciência e cosmos, chamado de Death By Black Hole.
Crédito da foto / Capa: Wikimedia
Veja também: