O desenho Ursinho Pooh é um dos maiores sucessos da Disney, mundialmente adorado por gerações de crianças e adultos. O que muita gente não sabe, no entanto, é que os personagens da produção representam doenças mentais.
Cada personagem é verdadeiramente adorável. Todos são cheios de doçura, inocência e afeto. Mas quando analisados sob o ponto de vista dos transtornos mentais, é possível perceber comportamentos bem típicos de algumas doenças que afetam a vida de milhões de pessoas.
Embora não apareçam explicitamente no filme e nos desenhos, existem claras metáforas e traços de personalidade nos personagens de Ursinho Pooh que podem estar relacionados com doenças e transtornos, com importantes ensinamentos sobre saúde mental.
Confira as doenças que são apresentadas nas produções:
Ursinho Pooh
Crédito da imagem: Disney
O fofo ursinho Pooh apresenta Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, do subtipo desatento. Em muitos momentos, o personagem apresenta pensamentos dispersos e desordenados, além de fazer observações aleatórias e ter episódios de esquecimento. Além disso, ele tem compulsão alimentar por mel.
Leitão
Crédito da imagem: Disney
O personagem é claramente ansioso. Para ele, tudo é motivo de alarme. Qualquer movimento repentino ou barulho, faz com que o Leitão se esconda. Ele pode ter o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Guru
Crédito da imagem: Disney
O pequeno canguru demonstra sinais claros de estar dentro do espectro do autismo. Ele é superprotegido por sua mãe, Can. O personagem não consegue prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor e fica sempre em perigo. Ele também prefere ficar sentado em silêncio na bolsa de sua mãe, sem muito interesse em se aventurar.
Tigrão
O divertido tigre tem sinais de hiperatividade e impulsividade. Ele não consegue ficar parado nem por um momento e não consegue controlar seus impulsos.
Burrinho Ló
Crédito da imagem: Disney
O burro é um dos personagens mais tristes da literatura infantil. Seu comportamento exemplifica uma depressão grave, chamada de distimia crônica. Ele permanece em um estado perpétuo de tristeza e depressão.
Can
Crédito da imagem: Disney
A mãe canguru sofre com transtorno de ansiedade social. Ela representa uma mãe solteira, que se preocupa excessivamente com o filho e que está sempre ansiosa. Também é superprotetora.
Coelho Abel
Crédito da imagem: Disney
O Coelho busca organização em todos os momentos. Ele gasta toda a sua energia contando, recontando, organizando e reorganizando tudo. Suas características se assemelham às do Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Christopher Robin
Crédito da imagem: Disney
O pequeno menino, amigo dos animais do Bosque dos Cem Acres, é o único ser humano do desenho. Todos os personagens são animais de pelúcia e existem na imaginação da criança, ou seja, são amigos imaginários. O personagem tem características de esquizofrenia, que causa uma divisão da realidade.
Corujão
Crédito da imagem: Disney
A coruja, super inteligente e educada, tem sinais de Dislexia e de Transtorno da Personalidade Narcisista, pois se considera a única detentora de sabedoria.
Crédito das imagens: Disney
Veja também:
Quais são os personagens dos desenhos animados mais famosos no Brasil hoje?
Sinais que indicam que você pode ter um transtorno de ansiedade