Os esquemas de pirâmides financeiras têm se multiplicado no mundo todo. Esse tipo de proposta de ganhos financeiros altos ganhou popularidade na década de 1920, quando um cidadão de origem italiana, criou nos Estados Unidos o “Esquema Ponzi”.
Charles Ponzi foi pioneiro nas fraudes piramidais. Ele liderou um esquema de venda de selos do correio americano e prometia 50% de rendimentos em 45 dias a todos que investissem no negócio.
Esse esquema durou alguns meses e atraiu muitos investidores. Entretanto, com o tempo, o número de investidores na base da pirâmide cresceu demais e a pirâmide desmoronou.
Para que você entenda melhor, as Pirâmides Financeiras são modelos comerciais não sustentáveis. Nesse tipo de negócio, há o recrutamento de pessoas que queiram investir uma quantia de dinheiro em troca de lucros atrativos. Para isso, essas pessoas devem convencer novas pessoas a entrarem no esquema.
Nesse negócio, a promessa de ganhos é exponencial. Com a entrada de novos investidores, os investidores mais antigos começam a ter ganhos relevantes, enquanto os novos indivíduos têm lucros nulos. Nesses casos, os investidores da base da pirâmide perdem todo o dinheiro investido.
Algumas oportunidades de marketing multinível têm sido apontadas como pirâmides, entre elas: telexfree.com, bannersbroker.com, onlinenegocios.com, weblucros.com, onlinetrabalho.com, internetlucros.com, 7webnews.com e trabalheemcasaoverdadeiro.com.br.
O negócio que está mais em evidência nesse momento é o da TelexFree, esquema em que os investidores entram com R$600 ou R$2.800 para se tornarem divulgadores de anúncios em sites de classificados grátis com o objetivo de vender telefonia VoIP.
O esquema tem sido investigado pelo Ministério Público, Procon e Polícia Federal. Especialistas financeiros afirmam que, em um futuro breve, o sistema entrará em colapso e irá à falência.
Outros sites que oferecem dinheiro fácil na internet e que merecem uma atenção especial antes de qualquer investimento financeiro são: bannersbroker.com, onlinenegocio.com, lucrosweb.com, onlinetrabalho.com, internetlucros.com.br, internetdinheiro.com.br, entre outros.
Bom senso e uma boa pesquisa nos orgãos competentes é fundamental para evitar prejuízos nos casos de fraudes de pirâmides financeiras.