Mundo Bizarro

Por que as Lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas no Brasil?

No dia 30 de junho de 2012, o Ministério de Minas e Energia divulgou que as lâmpadas incandescentes deixaram de ser produzidas no Brasil. A medida foi adotada com o objetivo de reduzir a quantidade dessas lâmpadas no país e incentivar a produção e comercialização de lâmpadas mais eficientes, como as fluorescentes compactas e halógenas.

A portaria que determina o fim da produção de lâmpadas incandescentes é de 2010. O texto põe fim à fabricação de lâmpadas incandescentes de uso geral com potências de 150 e 200 Watts.

As lâmpadas incandescentes consumem mais energia e resultam numa conta mais cara para o consumidor. A intenção do governo brasileiro é incentivar o uso de lâmpadas fluorescentes compactas que podem gerar uma economia de 75% por mês.

Segundo o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, se todas as lâmpadas incandescentes em uso no setor residencial brasileiro fossem substituídas por lâmpadas fluorescentes compactas, a economia seria de aproximadamente 5,5 bilhões de kWh por ano.

As lâmpadas incandescentes de maior potência devem sair do mercado até 31 de dezembro de 2012. Já as de menor potência, estarão fora de comercialização até o dia 30 de junho de 2017.

Sobre o Autor