Quase todas as pessoas já tentaram a técnica de contar carneirinhos para pegar no sono. Mas será que isso realmente funciona?
Esse hábito é disseminado entre as crianças há muitas gerações. De acordo com relatos históricos, a técnica de contar carneirinhos vem das tradições dos pastores de ovelhas, que não conseguiam dormir à noite por preocupação com os animais e ficavam contando o número do rebanho mentalmente para garantir a segurança dos bichinhos.
Cientificamente, no entanto, a técnica de contar carneirinhos não funciona para todas as pessoas. Quem consegue condicionar o cérebro a fixar o pensamento na contagem pode até ficar sonolento, mas, na prática, é difícil se concentrar em uma atividade tão monótona quanto essa, principalmente quando estamos agitados ou ansiosos.
Uma pesquisa da universidade de Oxford demonstrou que as pessoas que tentam contar carneirinhos demoram mais tempo para adormecer. Segundo os pesquisadores, o ideal é imaginar cenas relaxantes para dormir com mais facilidade.