Graças aos fenômenos ópticos de refração e reflexão, nossos olhos são capazes de distinguir as cores de objetos e do meio ambiente que nos cerca. A explicação é simples: assim que a luz atinge a superfície de um objeto, uma parte dos raios luminosos é absorvida por ele. A outra parte é refletida e quando volta para nossos olhos, podemos identificar a cor desse objeto.
Objetos de cor clara refletem bastante luz e objetos de cor escura absorvem a maior parte. Por isso dizemos que em dias de muito sol, o ideal é optar por roupas brancas em detrimento das pretas e marrons.
Quando um tecido é molhado o espaço entre as fibras se enchem de água, como a água é um líquido transparente, a luz atravessa com mais facilidade, fazendo com que a superfície molhada absorva mais luz do que a superfície seca.
O mesmo ocorre com a areia da praia. Ao refletir a luz do sol, a areia seca parece branca; mas quando molhada apresenta uma tonalidade mais escura, próxima do marrom. A água, ao permitir maior penetração da luz, diminui sua capacidade de reflexão.