Um dos cofres mais seguros do Brasil é o da Casa da Moeda. Para entrar lá, todo mundo passa por um rigoroso sistema de revista, inclusive os próprios funcionários.
A Casa da Moeda é o local onde são feitas as notas de real. Por lá circulam bilhões de reais todos os dias. A Casa da Moeda fica no bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro.
O cofre da Casa da Moeda guarda as notas de real antes que elas sejam enviadas ao Banco Central. Todos os lotes de dinheiro são numerados e lacrados com plástico. A instituição está integrada a um grupo de empresas que atuam com certificação digital, usada para garantir um tráfego seguro de informações. O cofre da Casa é dotado de tecnologia de ponta.
Os cofres são caixas metálicas invioláveis, que apresentam sistemas de segurança que podem ser configurados de acordo com a necessidade de cada empresa ou cidadão.
Os cofres mais seguros do Brasil, da classe III, são instalados dentro de salas reforçadas com paredes de aproximadamente 1 metro de espessura e painéis de aço e concreto, além de câmeras de vídeo com rotação de 360º e sensores de movimento.
Nos cofres mais seguros, a abertura da porta é automática, e acontece em dias e horários predeterminados mediante a digitação de uma senha que pode mudar toda semana.
Um tipo de cofre eletrônico, avançado e seguro, também é utilizado no mercado hoteleiro brasileiro. Trata-se de uma tecnologia israelense, número 1 em segurança mundial. O nome desses cofres é Safe Place. O equipamento pode vir configurado para abrir com cartões de crédito ou tarja magnética.