As instituições bancárias são como um “mal necessário” na vida de todo cidadão. Apesar de cobrarem taxas elevadas e buscarem sempre um lucro incessante, são os bancos que norteiam a vida financeira de grande parte da população e, por isso, são fundamentais.
No momento de escolher um banco, é preciso buscar referências sobre taxas de administração, benefícios, programas de fidelidade, qualidade do atendimento ao cliente e serviços disponíveis. Outro ponto que deve ser levado a sério é a saúde financeira da instituição, uma prova de que o banco onde você está investindo seu dinheiro não corre risco de quebrar ou ter prejuízos.
Atualmente, o Banco do Brasil é considerado o melhor banco para se investir no país. Em seguida, aparece o Itaú. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a FGV, Banco do Brasil e Itaú aparecem como as melhores opções do mercado para pessoas físicas e jurídicas, principalmente no que diz respeito a investimentos em fundos de renda fixa, em fundos de ações e em fundos multimercados.
As principais instituições financeiras do Brasil são Itaú, Bradesco e Santander, que aparecem constantemente na lista das dez empresas mais reclamadas no Procon. Contraditoriamente, em termos de Satisfação do Cliente, Bradesco, HSBC e Itaú são considerados os melhores bancos do país, pois oferecem um atendimento mais qualificado nas agências.