Por vaidade ou necessidade, hoje o perfume está presente nas cômodas e prateleiras de muitos quartos, tanto de homens, quanto de mulheres. Quase todo mundo ama perfumes, mas será que as pessoas conhecem a origem desse produto?
O perfume que usamos atualmente é uma mistura de óleos essenciais e aromáticos misturados ao álcool e à água. Mas os primeiros perfumes, criados no Egito, eram acessórios raros, usados apenas por deuses.
Os sacerdotes e faraós do Egito foram os primeiros a utilizarem esse tipo de fragrância de essências aromáticas. No século IX, um químico árabe escreveu o primeiro livro sobre perfumes, onde havia 107 receitas de misturas perfumadas e aromas de flores.
A rainha Cleópatra foi uma das primeiras mulheres a seduzir seus parceiros usando perfumes. Marco Antônio e Julio César não resistiram ao cheiro de flores de henna, açafrão, menta e zimbro da rainha.
O perfume só chegou à Europa na época do renascimento e, a partir daí, o produto se espalhou pelo mundo, conquistando vários adeptos.
Um marco da produção de perfumes foi a invenção da Água de Toilette, feito para a rainha da Hungria.