Históricas

Qual foi a primeira capitania hereditária no Brasil?

Em 1532, Dom João III decidiu dividir o Brasil em capitanias, o que na prática significava conceder extensas porções de terra para donatários. Essas terras eram direcionadas a ilustres marinheiros, soldados, fidalgos da Casa Real e altos funcionários da corte portuguesa, para que fizessem uso dos terrenos em regime de doação.

O imperador decidiu agir dessa forma em função de uma crise que Portugal enfrentava na época. Assim surgiram as Capitanias Hereditárias, sendo que a primeira capitania do Brasil foi Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Dom Manuel I foi quem, primeiramente, doou a Ilha ao armador Fernão de Noronha, um navegante e comerciante de pau-brasil. Essa doação foi confirmada em 1522 por Dom João III. Sendo assim, Fernando de Noronha foi oficialmente a primeira Capitania Hereditária do Brasil.

Vale ressaltar que, a ilha de Fernando de Noronha foi descoberta por Gonçalo Coelho em 1503. O arquipélago ficou inicialmente conhecido como a capitania hereditária de São João, e depois foi renomeada em referência a seu donatário.

ANÚNCIOS

Juliana Miranda do SitedeCuriosidades.com.

Sobre o Autor