O primeiro eclipse documentado na história aconteceu em 15 de junho de 763 a.C, na antiga Assíria. Esse fenômeno aconteceu no período neo-assírio, que durou de 910-649 a.C.
Esse período foi muito importante para a astronomia. O primeiro eclipse estabelecido astronomicamente foi um eclipse solar, e aconteceu no mês de simanu, período que abrange partes dos meses de maio e junho.
Os astrônomos modernos identificaram este eclipse e o chamaram de Bur-Sagale. Esse fenômeno foi registrado nas listas dos astrônomos assírios durante o nono ano de reinado do rei Ashur-dan III.
Em 1867, Henry Rawlinson descreveu o fenômeno como o primeiro eclipse quase total de 15 de junho de 763 a.C. Depois disso, esta data passou a ser amplamente aceita e considerada como o ponto mais crucial de referência para fornecer datas exatas da cronologia assíria.
O registro original do primeiro eclipse solar da história não contém detalhes sobre a observação, mas acredita-se que o fenômeno foi observado em várias partes da Assíria.
Um segundo eclipse solar completo aconteceu em 9 de fevereiro de 784 a.C.