Cotidiano

Quem é mais feliz? Alguém casado ou alguém solteiro?

Saiba o que as pesquisas dizem sobre o nível de felicidade dos casados e dos solteiros!

Você acredita no casamento? Apesar de o número de matrimônios aumentar no Brasil a cada ano, há quem diga que bom mesmo é ser solteiro!

Para responder à pergunta “Quem é mais feliz? Solteiros ou Casados?”, diversos estudos estão sendo desenvolvidos pelo mundo. E para a surpresa de muitos, os resultados não são óbvios ou unânimes.

É claro que o casamento tem seus momentos difíceis, mas a vida de solteiro também não é 100% fácil. Se compartilhar a vida traz desafios, enfrentar a solidão também traz!

Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirma que pessoas casadas ou em um relacionamento sério vivem de forma mais tranquila. Ao avaliar o nível do hormônio cortisol, liberado pelo organismo quando estamos estressados, os pesquisadores concluíram que a concentração de cortisol era maior nos indivíduos solteiros.

Análises sobre o comportamento de solteiros e casados mostram que muitas pessoas solteiras normalmente colocam a carreira em primeiro lugar, fato que pode elevar o nível de estresse. Essas pessoas tendem a deixar a possibilidade de relacionamentos sérios para depois de alcançarem estabilidade profissional e financeira.

Em contrapartida, pesquisas realizadas no Reino Unido e no Canadá mostraram que o casamento traz vantagens econômicas e, consequentemente, mais felicidade. Mesmo assim, os economistas acreditam que nos próximos 15 anos um quarto da população mundial estará solteira.

Um dilema

Mesmo com tantos estudos sobre o tema, não é fácil dizer se solteiros são mais felizes que casados, ou vice-versa. Na verdade, este é um dilema sem resposta definitiva, já que a felicidade é algo subjetivo e que varia de pessoa para pessoa.

O que se sabe é que um casamento tem chances de ser feliz quando existe afinidade entre o casal. Já a vida de solteiro é boa até que se canse da farra e se inicie a busca por um par romântico. Na prática, ter um relacionamento sério não significa menos felicidade, como pensam os solteiros de plantão!

Sobre o Autor