Cotidiano

Você já ouviu falar em Obstipação Psicogênica?

A Obstipação Psicogênica é um frequente problema intestinal. Saiba mais!

Muitas pessoas sofrem com problemas intestinais, como a prisão de ventre, por exemplo. Mas existe uma outra doença que afeta o funcionamento do intestino e que poucas pessoas conhecem: é a chamada Obstipação Psicogênica.

A obstipação é caracterizada pela impossibilidade de evacuar naturalmente todos os dias. O diagnóstico de obstipação psicogênica é dado pelo médico quando se constata que o paciente não apresenta um problema orgânico, mas sim uma dificuldade psicológica para usar o banheiro regularmente. Isso acontece, por exemplo, com pessoas que não conseguem evacuar fora de casa e que sofrem durante viagens ou no ambiente profissional.

Esse problema precisa ser tratado com o apoio de um terapeuta ou psicólogo, em parceria com o médico responsável. Na prática, a Obstipação Psicogênica é desencadeada pelo cérebro, a partir de um trauma ou outra questão psicológica.

Um caso frequente é o de pessoas que, em algum momento, fizeram fezes duras, se machucaram e ficaram traumatizadas, com medo da dor da evacuação. Esse problema torna o intestino hipotônico, com pouca capacidade de contrações e com mais retenção das fezes.

O tratamento da Obstipação Psicogênica precisa do acompanhamento médico e da indicação de uma alimentação rica em fibras e uso de medicamentos e óleos minerais, que ajudam a tornar as fezes mais pastosas e fáceis de serem evacuadas.

É importante lembrar que medicamentos laxantes não devem ser utilizados sem a indicação médica, pois podem trazer sérios problemas à saúde, como a perda de líquidos e sais minerais, problemas de coração e nos rins e agravamento da prisão de ventre. Além disso, os laxantes podem viciar e prejudicar a ação de outros medicamentos no organismo.

Sobre o Autor