Históricas

Você lembra? Ao longo da história, quem são os brasileiros campeões olímpicos?

Ao longo dos últimos dias, o mundo tem acompanhado as Olímpiadas de Tóquio. A emoção é muito grande em acompanhar os atletas, as partidas e, em alguns casos, a medalha de ouro. Não é sempre que o Brasil sobe no lugar mais alto do pódio, mas com certeza é sempre muito emocionante.

Por exemplo, durante a Rio 2016, o Brasil conquistou 7 medalhas de ouro (e 19 medalhas totais). Já em Londres 2012, foram apenas 3 medalhas. Enquanto isso, na Pequim 2008, foram novamente apenas 3 medalhas de ouro. É claro que toda medalha é comemorada com muita energia, mas a medalha de ouro tem um significado mais profundo porque coroa o melhor atleta naquela modalidade.

Infelizmente, o Brasil não figura entre as grandes potências do mundo. Mas isso, por sua vez, nos traz um sentimento ainda mais especial em relação aqueles que conseguem trazer a medalha de ouro. Neste ano, a primeira medalha de ouro do Brasil veio com Italo Ferreira, no Surf, seguido Rebeca Andrade. Você se lembra de quem trouxe medalha?

Guilherme Paraense fez história sendo o primeiro brasileiro da história a conquistar uma medalha de ouro. A conquista teve ainda um gostinho especial, por ter sido conquistada em Antuérpia, na Bélgica. Essa foi a primeira Olimpíada após uma pausa longa, de 8 anos, por conta da Grande Guerra. O ano era 1920, quando Paraense conquistou uma medalha de ouro no tiro, na modalidade de pistola rápida.

ANÚNCIOS

2. 1952 Helsinque: Adhemar Ferreira da Silva – salto triplo (recorde olímpico e mundial)

3. 1956 Melbourne: Adhemar Ferreira da Silva – salto triplo (bicampeão olímpico)

ANÚNCIOS

4. 1980 Moscou: Marcos Soares e Eduardo Penido – vela classe 470

5. 1980 Moscou: Lars Björkström e Alexandre Welter – vela classe tornado

6. 1984 Los Angeles: Joaquim Cruz – 800 metros rasos

Já em 1988, na Coréia do Sul, Aurélio Miguel fez história novamente ao conquistar a primeira medalha de ouro do Judo brasileiro. Nesse esporte, o país viria se tornar uma grande potência. Embora as conquistas de medalha de ouro não sejam tão frequentes, os judocas brasileiros sempre entram na competição com chances claras de medalha.

8. 1992 Barcelona: Equipe masculina de vôlei

9. 1992 Barcelona: Rogério Sampaio – judô até 65kg

10. 1996 Atlanta: Robert Scheidt – vela classe laser

11. 1996 Atlanta: Torben Grael e Marcelo Ferreira – vela classe star

12. 1996 Atlanta: Jacqueline Silva e Sandra Pires – vôlei de praia

13. 2004 Atenas: Rodrigo Pessoa – hipismo – salto individual

14. 2004 Atenas: Robert Scheidt – vela classe laser

15. 2004 Atenas: Marcelo Ferreira e Torben Grael – vela classe star

Em 2004, o Brasil teve um desempenho histórico. A seleção masculina de vôlei conquistou sua segunda medalha de ouro. Em Barcelona 1992 veio a primeira medalha de ouro, enquanto em Atenas 2004 veio a segunda. O vôlei brasileiro também conquistou status de grande potência mundial.

17. 2004 Atenas: Emanuel Rego e Ricardo Santos – vôlei de praia

18. 2008 Pequim: Maurren Maggi – salto em distância

19. 2008 Pequim: Cesar Cielo – natação 50 metros livre

20. 2008 Pequim: Equipe feminina de vôlei

Em Londres 2012, a seleção feminina de vôlei fez história ao conquistar o bicampeonato. Sarah Menezes também conquistou um grande marco e escreveu seu nome na história, como primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro no judô brasileiro. Arthur Zanetti também emocionou o país com sua medalha de ouro nas Argolas, na Ginástica Artística.

A Rio 2016 foi histórica e marcou a quebra de recordes! Foram 7 medalhas de ouro, a melhor marca do país em quadro de medalhas. Rafaela Silva fez história no judo, seguindo o legado deixado por Sarah Menezes. Thiago Braz surpreendeu e ganhou medalha de ouro no salto com vara. Robson Conceição ganhou a medalha no boxe peso leve. Martine Grael e Kahena Kunze também fez história, ao conquistar a medalha na vela classe 49er FX.  Alison Cerutti e Bruno Oscar Schmidt, por sua vez, conquistaram o vôlei de praia. Já as seleções masculinas do vôlei e do futebol também conquistaram a medalha de ouro.

TÓQUIO 2021

As Olimpíadas ainda não terminaram e, por enquanto, temos apenas duas medalhas de ouro: Rebeca Andrade, no salto da Ginastica Artística; já Italo Ferreira conquistou o lugar mais alto do pódio no Surf.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]