O Mar dos Sargaços está localizado no meio do Oceano Atlântico Norte, próximo ao Caribe. A região é considerada um santuário de animais, como tartarugas marinhas, crustáceos e moluscos.
O sargaço é um tipo de matéria-prima de onde se extrai o alginato, uma substância viscosa que é utilizada pela indústria como goma para adesivos, cosméticos e alimentos.
O Mar dos Sargaços tem 5 milhões de quilômetros quadrados. A área é coberta por algas e apresenta uma peculiaridade: o mar não tem um litoral.
O Mar dos Sargaços não tem costa, pois é cercado por quatro correntes oceânicas. Essas correntes causam o depósito de plantas e lixo na região.
O acúmulo de algas e o isolamento provocado pelas correntes fazem com que o mar seja quente e calmo. Entretanto, o Mar dos Sargaços é cercado por águas geladas e fortes correntes.
A falta de um litoral no Mar dos Sargaços já levou vários navios a ficarem à deriva na região. Uma lenda do século XIX afirmava que as algas do Mar dos Sargaços eram carnívoras e devoravam os marinheiros das embarcações que se perdiam na área.