Ciências

10 maneiras de aumentar os níveis de dopamina no cérebro

Saiba como elevar o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer!

A dopamina é um neurotransmissor responsável por controlar os centros de recompensa e de prazer do cérebro. Basicamente, a dopamina contribui para equilibrar nossa resposta emocional, garantindo uma sensação de bem-estar e bom humor.

Quanto maior o nível de dopamina no cérebro, maior será nossa energia, foco, concentração e positividade.

Confira 10 maneiras de aumentar os níveis de dopamina no seu cérebro e conquistar mais qualidade de vida e felicidade.

1. Evite todos os tipos de vícios – As pessoas costumam buscar nos vícios um sentimento de gratificação. Isso acontece para quem abusa de drogas, bebidas alcoólicas, sexo e outros comportamentos viciantes. Acontece que os vícios atuam na diminuição dos níveis de dopamina no cérebro a longo prazo. Sendo assim, ao evitar os vícios, as pessoas estimulam a produção natural de dopamina e aumentam sua sensação de realização sem precisar de substâncias prejudiciais que tragam uma falsa recompensa. Busque um estilo de vida saudável, equilibrado e com momentos felizes para elevar seus níveis de dopamina.

ANÚNCIOS

2. Organização nas tarefas diárias – Nossos níveis de dopamina sobem quando conseguimos organizar nossas tarefas no dia a dia. A conclusão das obrigações e dos trabalhos diários traz uma sensação de recompensa para o cérebro e, consequentemente, nos deixa mais satisfeitos e equilibrados. Para manter uma rotina organizada, faça listas de tarefas que possam manter o seu foco e a sua motivação. Anotar todas as atividades que precisam ser cumpridas ajuda a não procrastinar, o que eleva a sensação de recompensa ao final do dia.

3. Estimule sua criatividade – Os níveis de dopamina no cérebro aumentam quando criamos. Estimule sua criatividade com uma atividade interessante, como a pintura, o desenho, a escrita, a escultura, a poesia, a música ou a dança. Quando estamos no modo criativo, nos tornamos hiperfocados e produzimos mais dopamina. Tenha um hobby ou atividade em que você realmente possa criar algo. Estimule sua energia criativa autêntica!

4. Pratique exercícios – Os exercícios físicos são importantes para aliviar o estresse, alcançar uma melhor saúde física e nos tornar mais produtivos. Além disso, as atividades físicas aumentam os nossos níveis de dopamina e de outros neurotransmissores, como a serotonina e as endorfinas.

ANÚNCIOS

5. Anote suas metas alcançadas – Anote em um calendário todas as metas e objetivos cumpridos na semana ou no mês. Essas anotações fazem com que os níveis de dopamina aumentem, pois evidenciam nossa eficiência e eficácia na realização de nossas atividades, melhorando o nosso desempenho.

6. A importância da Tirosina – Entre os produtos químicos que compõem a dopamina, a tirosina é um dos mais importantes. Ela é considerada o elemento constitutivo da dopamina. Portanto, é importante que você obtenha o suficiente desse aminoácido. Para isso, inclua na sua alimentação porções de amêndoas, abacates, bananas, carne, frango, chocolate, café, ovos, chá verde, melancia e iogurte.

7. Escute músicas – As músicas nos fazem mais felizes. Ouvir música aumenta os níveis de dopamina no cérebro e torna a vida diária mais agradável e produtiva.

8. Meditação – A prática da meditação traz diversos benefícios. Ela ajuda a evitar os pensamentos compulsivos e promove desenvolvimento espiritual. A meditação e a atenção plena são essenciais para uma mente saudável, além de serem altamente eficazes para o aumento da dopamina.

9. Suplementos – Embora existam ótimas maneiras de aumentar os níveis de dopamina, às vezes é importante buscar suplementos naturais para ajudar a elevar a presença desse neurotransmissor no cérebro. Alguns suplementos benéficos são os compostos por tirosina, curcumina e Ginkgo Biloba.

10. Limpeza Tóxica – Nossos corpos acumulam toxinas e bactérias prejudiciais ao nosso sistema imunológico. Para ajudar a limpar o intestino, é importante comer alimentos fermentados, dormir o suficiente e resistir à tentação de consumir alimentos gordurosos ou açucarados.

Sobre o Autor