Os pneus velhos estão na lista dos maiores inimigos do meio ambiente. Anualmente, são produzidos no Brasil cerca de 45 milhões de pneus e desde 1999, as indústrias são obrigadas a dar uma destinação correta aos produtos usados.
A reciclagem dos pneus é um processo trabalhoso, pois a borracha vulcanizada, principal matéria-prima do produto, apresenta alta resistência química e física. Assim, a reciclagem de pneus se torna complexa e cara para a indústria.
No entanto, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu um processo chamado de desvulcanização da borracha para torná-la novamente matéria-prima, como combustível, óleo, graxa, plásticos, pneus novos, asfaltos de maior elasticidade e aditivos de outros polímeros.
Hoje, os pneus velhos também são reutilizados para a confecção de muros de arrimo e produtos artesanais. Algumas empresas ainda optam por utilizar os pneus como combustível alternativo.
A borracha reciclada possui características físicas inferiores, mas é importante para livrar o meio ambiente dos danos que o produto pode causar.