Cotidiano

10 países que não sofreram colonização de europeus

O mundo viveu uma grande expansão marítima dos europeus e muitos países sofreram com a colonização por parte dessas nações. O Brasil foi colonizado por Portugal, enquanto uma dúzia de países ao redor sofreu colonização espanhola; Estados Unidos e Canadá foram colonizados pelo Reino Unido, que também invadiu territórios na África, Ásia e Oceania; a lista é imensa e mostra o quanto as nações europeias acreditavam ter algum tipo de direito a territórios externos.

Falando sobre colonização chega a ser comum pensar que os países foram todos colonizados por europeus. No entanto, existem países que sofreram colonização por parte de outras regiões e você vai conhecer um pouco mais sobre eles agora.

10. Butão

O país, que não é tão popular assim, é uma nação independente desde 1634, quando rompeu com o Império Tibetano. O país chegou a sofrer com investidas do Império Britânico, mas perdeu apenas 1/5 de seu território. O Butão é uma nação independente até hoje, mas conta com a Índia para lidar com seus problemas externos.

09. Irã

O Império Britânico também avançou contra o Irã por muito tempo, mas nunca conseguiu tomar o país. O que aconteceu foi o fim da Guerra Anglo-Persa em 1857, que levou o xá iraniano a assinar várias concessões aos militares britânicos, inclusive direito de cultivo na terra, etc. Anos mais tarde, uma revolta do povo iraniano encerrou as concessões e instaurou o parlamento no país. A independência total do Irã se deu apenas em 1979.

08. Nepal

Assim como os dois países da lista até aqui, o Nepal também foi alvo de grande interesse britânico. O país chegou a ser invadido e dominado, mas nunca teve seu status alterado, mesmo quando foi governado pelo Império Britânico.

07. China

A China também viveu conflitos intensos com o Império britânico, especialmente após a Guerra do Ópio, mas resistiu. O país viveu períodos de grande desvantagem política com seus negócios externos e chegou a assinar acordos péssimos, enfrentando situações constrangedores, mas nunca se tornou colônia.

06. Japão

Em 1633, o Japão se fechou para o mundo sob a política de Sakoku. Por determinação do governo, nenhum japonês deixaria o território; nem estrangeiro algum entraria no país. A decisão foi tomada por medo da influência ocidental, que vinha se expandindo cada vez mais. Sakoku durou por mais de 200 anos e foi encerrada após uma expedição militar enviada pelos Estados Unidos. A expedição foi enviada para abrir os mercados japoneses e obteve sucesso.

05. Coreia

A Coreia não sofreu colonização ocidental, mas passou por 35 anos sob domínio japonês. A liberdade do país só foi alcançada depois da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Daquele momento em diante, a Coréia se tornou um país independente.

04. Afeganistão

O Afeganistão sempre ocupou uma  região de grande interesse de países do ocidente, no entanto sempre resistiu aos ataques. Por anos, Rússia, EUA e Reino Unido brigaram pelo território.

03. Etiópia

A Etiópia foi sem dúvidas uma vítima das políticas expansionistas de alguns países, mas não se tornou colônia.

02. Arábia Saudita

O território da Arábia Saudita pertenceu ao Império Otomano por um período de centenas de anos. Em 1915, o país se tornou um protetorado britânico; embora tivesse vínculos com o Reino Unido, o país nunca virou colônia. 1932, o país enfim declarou sua independência.

01. Tailândia

No século 19, o rei Chulalongkorn deu uma verdadeira aula de diplomacia. Ameaçado de todos os lados por ingleses e franceses, o rei conseguiu fazer com que ambos os países permitissem que a cultura fosse incorporada, sem que o país fosse realmente alvo de nenhuma acusação.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]