Ser criativo é o caminho para se tornar um profissional bem sucedido e não cair na mediocridade. A criatividade também traz benefícios para a alma, pois quem é criativo nunca se deixa tomar pelo tédio ou pela rotina. Abaixo você vai encontrar algumas dicas para não perder a criatividade e, consequentemente, ser mais feliz!
Engajamento e criatividade no trabalho: existe uma conexão definitiva entre a emoção e a criatividade. As emoções e o humor fazem uma pessoa mais positiva, e todo pensamento positivo ajuda na criatividade. 50 por cento das chances de ter uma idéia criativa durante um dia vem do bom humor e de uma atitude positiva.
Não debata em grupo. Tenha uma ideia formada: as pessoas introvertidas também são criativas. Geralmente, as melhores ideias vêm de inspirações que temos enquanto estamos sozinhos. É claro que também é possível produzir ideias de qualidade em grupo, mas é sempre bom trabalhar um pouco individualmente e deixar o pensamento e a criatividade aflorarem.
Estudos têm mostrado que o desempenho piora a medida que aumenta o tamanho do grupo. O psicólogo organizacional Adrian Furnham diz: “Se você tem pessoas talentosas e motivadas, elas devem ser encorajadas a trabalharem sozinhas, quando a criatividade ou a eficiência são prioridades”.
Os segredos do cérebro: o aluno com desempenho acadêmico inferior também pode ajudar os alunos mais fortes a pensarem sobre um problema “fora da caixa”, o que facilita o tipo de criatividade que muitas vezes é necessária para resolver problemas atípicos de maneiras intuitivas.
Como funciona a Criatividade: a criatividade é um estado de espírito. Para ter boas idéias é preciso estar relaxado. A atenção excessiva nos impede de detectar conexões que levam a idéias criativas. Às vezes, as melhores ideais são aquelas que surgem durante bons banhos quentes.
Faça uma pausa: existem 8 estratégias de grandes mentes para atingir o sucesso. Você deve relaxar, usar a cabeça, se distrair, buscar inspirações, fazer algo habitual, como ir para uma caminhada, lavar os pratos, ou tirar uma soneca, acessar regiões periféricas do cérebro inconscientemente, estudar, ler e ser feliz.
Sua mente é mais criativa quando é mais solta e desorganizada: outro momento ideal para idéias, de acordo com Beeman e John Kounios, é o início da manhã, logo após acordar. O cérebro sonolento é desorganizado, aberto a todos os tipos de idéias não convencionais.