O necessário para ser um presidenciável
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou muito famoso durante seu mandato de oito anos (2003-2010) devido às suas conquistas dentro do palácio do planalto. Alguns escândalos, mas, sobretudo, ao fato do ex-presidente não possuir ensino superior completo, tampouco o ensino médio. Sua fama de “semianalfabeto” (dito por alguns), críticas a sua falta de conhecimentos acadêmicos e erros gramaticais constantes em seus discursos eram um dos principais argumentos dos brasileiros de que Lula, academicamente, não tinha o que era necessário para ocupar o cargo maior de um país.
Por isso as questões que norteiam esse assunto entram em debate: até que ponto um diploma realmente faz a diferença no exercício do maior cargo do executivo? Por que no Brasil não é necessário o diploma de ensino superior para exercer o cargo maior do país? Quais países exigem o diploma universitário para que se possa ocupar o cargo de presidente?
Partindo do início, por que o Brasil não exige o diploma?
De acordo com o que está na Constituição Federal de 1988, qualquer cidadão brasileiro tem direito a se candidatar ao cargo de presidente, independentemente de seu grau de escolaridade ou posição social. É o que defende a democracia e o estado de direito brasileiro. A República Federativa do Brasil afirma que para ocupar o cargo de presidente do país é necessário apenas que o candidato esteja a serviço do Estado brasileiro, conheça e busque atender os interesses da população, seja um adequado estadista e tenha empatia pela população eleitora ou não eleitora.
Quais países exigem o diploma universitário para que se possa ocupar o cargo de presidente?
A maioria dos países em si exige, sim, o diploma universitário como um dos pré-requisitos para candidatura ao cargo de presidenciável. O Brasil faz parte de um grupo de exceção (que conta com diversos outros países latino-americanos nesta lista). Os Estados Unidos, por exemplo, é um país que exige o diploma e o conhecimento para tal cargo, sendo que oito dos presidentes do país tiveram formação na Universidade de Harvard – considerada a melhor universidade do mundo –, por exemplo.
Veja também:
Por que para ser presidente não precisa ter curso superior?
Na Europa é muito comum a exigência. Em Portugal, por exemplo, além de ser necessário o recolhimento de 7500 assinaturas de aprovação para candidatura, o citado deve possuir o diploma de conclusão do curso superior. A Nicarágua é outra que exige o diploma. Além do certificado, é necessário estudos no exterior ou realização de missão diplomática para candidatar-se ao cargo.
Então, leitor, a pergunta que fica é: até que ponto é necessário o diploma para ser um presidenciável? Deixe sua resposta.