A demissão pode ser um fato extremamente traumático para um trabalhador, levando, inclusive, à depressão. Não importa o motivo da demissão, ela sempre causa tristeza, insegurança e medo.
Para os empresários e gestores de Recursos Humanos nem sempre é simples explicar o motivo de uma demissão. O problema é que, muitas vezes, os chefes usam argumentos mentirosos para demitir um funcionário, fato que gera um prejuízo muito grande ao trabalhador.
Especialistas em RH afirmam que a melhor alternativa é sempre dizer o real motivo da demissão. Em empresas sérias, existem algumas razões básicas que podem levar à demissão de um funcionário, como corte de despesas, reestruturação organizacional, funcionários fora do perfil da empresa e falta de competência para a função, seja ela técnica ou interpessoal.
O momento da demissão deve ser encarado com ética e honestidade. Quando um líder aponta os motivos que levaram um funcionário a ser desligado da empresa, ele garante possibilidades de que esse trabalhador aprenda com a situação e busque se aperfeiçoar.
Mentir é sempre a pior solução para demitir, mas isso acontece, e muito, no ambiente corporativo. A mentira pode colocar em risco a credibilidade do gestor e da empresa.
Confira as principais mentiras que os chefes contam para demitir um trabalhador:
1 – Estamos fazendo uma reestruturação da empresa porque o mercado está ruim. Essa frase nem sempre é verdadeira. Às vezes, é apenas uma desculpa para demitir um funcionário ou para otimizar os lucros da organização.
2 – O desempenho insatisfatório do funcionário também pode ser usado como desculpa. Muitos chefes dizem que receberam reclamações de supervisores e colegas e que, por isso, estão demitindo, mas isso pode ser uma grande mentira.
3 – Muitas mulheres que voltam de licença-maternidade são demitidas. Nesse caso, o motivo real da demissão é o fato da mulher ter se tornado mãe, mas os chefes não podem dizer isso. Então, eles inventam uma desculpa qualquer ou dizem que a empresa está em crise financeira.
4 – O corte de funcionários para ajustar o orçamento da empresa também pode ser uma mentira para demitir.
5 – Dizer que a empresa perdeu contratos importantes, quando isso é mentira.
6 – Alguns chefes não têm realmente o que dizer no momento da demissão. Por isso, colocam a culpa na política e nos impostos.
7 – Eles também dizem que o funcionário merece estar em um cargo melhor, e que a posição atual não está adequada para seu perfil e qualificação.
8 – Alguns afirmam que o funcionário merece novos desafios e aproveitam para demitir.
9 – Alegam que não existe um motivo específico ou que não sabem a razão da demissão, o que claramente é uma mentira.
10 – Afirmam que não podem conceder o aumento salarial requisitado e que o funcionário está liberado para buscar melhores condições salariais no mercado. Isso é mentira, pois as empresas sempre podem aumentar o salário de bons funcionários.