As carnes são as principais fontes de proteínas e de alguns nutrientes essenciais para os seres humanos. Existe uma discussão sobre os benefícios e malefícios da carne vermelha em excesso na alimentação. Na comparação entre a carne vermelha e a carne branca é possível dizer que ambas apresentam pontos fortes e fracos. O importante é consumir as fontes de proteína com moderação.
Nas carnes vermelhas, a carne bovina é a mais consumida pela população. Já na carne branca, peixes e frangos são os mais populares. Segundo nutricionistas, não existem diferenças importantes com relação à questão proteica das carnes vermelhas e brancas. O que devemos levar em consideração é a quantidade e a qualidade da gordura, de ferro, vitaminas e sais minerais. Outro ponto relevante é a procedência do produto. As carnes devem ser livres de hormônios e conservantes.
A carne bovina é rica em ferro e vitaminas do complexo B. Contudo, ela também é mais rica em gordura saturada. Por isso, é recomendado optar pelos cortes mais magros das carnes vermelhas. Os melhores cortes do boi são o coxão mole e o patinho.
Com relação ao frango, o ideal é remover a pele para ter um corte magro. O frango realmente tem menos gordura do que a carne bovina e, por isso, é mais saudável. O frango caipira é considerado o melhor tipo para a saúde.
Nas carnes brancas, o peixe, com certeza, é a mais saudável de todas e deve ser consumida pelo menos uma vez por semana. Os tipos de pescado mais saudáveis são o salmão, a sardinha, a cavala e o bacalhau, muito ricos em ômega 3.