Quem nunca passou pela constrangedora cena de estar saindo de uma loja, após ter comprado um produto, e se assustar com o apito do sistema antifurtos? Nessa hora você pensa: não acredito que a vendedora não retirou o sensor do produto!
Isso é comum, e acontece por uma questão de segurança. Os estabelecimentos comerciais foram obrigados a adotar tais procedimentos para se prevenirem de possíveis prejuízos causados por furtos, principalmente de roupas e sapatos. Mas você sabe como funciona esse tipo de sistema de segurança?
Os dispositivos colocados em roupas e produtos para evitar o furto são acionados por sensores que trazem uma antena e um circuito. O código desses aparelhos são detectadas por barras verticais instaladas nas portas das lojas.
Os sensores emitem ondas eletromagnéticas e quando uma pessoa tenta passar com um produto pela porta, o sensor do produto interage com as ondas e faz o alarme tocar.
Alguns sensores são bem pequenos e têm o circuito ativado por ondas de alta frequência, que atingem cerca de 8 MHz. Esses sensores só podem ser desativados no caixa, por equipamentos ligados ao leitor do código de barras, no ato do pagamento do produto.
Assim, podemos dizer que as lojas estão sempre blindadas por uma invisível camada protetora feita de ondas de rádio.