Animais

Como os animais subaquáticos conseguem suportar a pressão das profundezas?

Entenda como a pressão das profundezas dos oceanos influencia os animais subaquáticos!

Diversos animais subaquáticos conseguem viver uma proeza: aguentar a insuportável pressão das profundezas dos oceanos. Estas espécies marinhas conseguem viver no fundo do mar por que estão biologicamente preparadas para suportar a pressão das águas, assim como nós, seres humanos, estamos adaptados para suportar a pressão atmosférica.

Os animais subaquáticos têm células que possuem uma pressão interna mais elevada do que a dos seres humanos. Dessa forma, eles compensam a diferença de pressão entre o meio interno e o externo, e conseguem suportar uma pressão que até os equipamentos mais sofisticados desenvolvidos pelo homem não são capazes de aguentar.

A diferença de pressão explica também o fato de que os animais subaquáticos morrem quando chegam à superfície e são submetidos à pressão atmosférica, pois eles têm uma pressão interna muito elevada, que não se compensa fora da água.

Podemos dizer que, para o homem, a grande vilã do mundo subaquático é a pressão, pois quanto mais descemos as profundezas do oceano, mais a pressão comprime os corpos humanos. A evolução preparou os humanos para viverem na terra. Já os peixes e outros seres marinhos foram preparados pelo tempo para viver no fundo dos mares.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor