Embora sejam geralmente inofensivos, morcegos não costumam receber muita empatia das pessoas. Muita gente tem medo, muita gente tem nojo, mas em geral a maioria das pessoas não é muito fã da ideia de interagir com morcegos. Essa ideia, na verdade, é até bastante positiva; afinal de contas, são animais selvagens e que podem transmitir algumas doenças. Ainda assim, mesmo não sendo exatamente o queridinho da maioria das pessoas, alguns fatos sobre esses animais podem ser totalmente fascinantes.
Uma grande prova disso é a maneira rápida como um vídeo acabou viralizando nas redes sociais. O vídeo mostra uma verdadeira “nuvem” de morcegos saindo de dentro de uma caverna. As imagens são realmente fascinantes e mostram o movimento natural dos animais em direção a um lago da cidade. O vídeo foi filmado em Santiago, no México, e rapidamente se tornou um dos mais assistidos e replicados dos últimos dias.
O vídeo, filmado por um motorista que passava pela estrada, mostra uma região que é considerada um verdadeiro “santuário” para os animais. Existe um projeto, que conta com a parceria da prefeitura da cidade e a ONG Pronatura Noroeste, que visa justamente preservar o local. Conhecida como “Cueva de la Boca”, a caverna já foi lar de mais de 2,5 milhões de morcegos. Embora esse número seja menor atualmente, o compromisso é justamente o de preservar a região, o que inclui programas de educação ambiental e também a preservação da biodiversidade na colônia.
O local não é de importância apenas local, mas realmente continental. A caverna foi tombada como área de proteção ambiental há apenas alguns meses, mas representa uma grande importância para toda a América Latina. Existe ainda um ambicioso projeto para a construção de um “Museu do Morcego” na região, que serviria não apenas como um ponto turístico, mas realmente um local onde seria possível se informar e educar sobre esses animais.
Impressionante voo de morcego para fora de uma caverna, México, pic.twitter.com/omBFm1vjcA
— Paulo Lei (@PauloAlei) July 23, 2022
Morcegos são animais extremamente introduzidos na cultura, um grande exemplo disso são franquias como a do Batman e a relação criada entre esses mamíferos e “vampiros”. Mas muito do que esses animais acabam sofrendo é fruto da desinformação. Existem muitas pessoas que acreditam, por exemplo, que morcegos são carnívoros e bebem sangue. Essa é uma informação que não é verdadeira, justamente porque são pouquíssimas as espécies que vão se alimentar de sangue e, mesmo essas, dificilmente vão atacar o ser humano.
Nem todo mundo se da conta, mas nenhum outro mamífero é capaz de voar. A maneira como os morcegos organizam seus voos também é muito interessante porque usam sons de alta frequência. Dessa forma, eles conseguem voar em grupos bem organizados e recuar caso encontrem algum tipo de dificuldade. Os morcegos podem se dividir em quatro grupos, no que diz respeito a alimentação: frugívoros, nectarívoros, insetívoros, carnívoros e hematófagos.
Outro ponto interessante sobre esses animais é que morcegos, na verdade, não possuem interesse em viver ao redor de pessoas e não costuma entrar em contato com áreas urbanas. No entanto, comunidades rurais podem ser obrigadas a conviver com os animais, afinal acabam invadindo seus territórios.